A Sika foi parceira no projeto integrado ECoS para proteção das baterias dos veículos elétricos, que contempla estruturas de piso otimizadas para colisões, solução desenvolvida pelo Automotive Center Südwestfalen.
“O estudo foi concluído com sucesso no final de 2021. O objetivo do projeto foi o desenvolvimento virtual de conceitos inovadores de reforço das soleiras das portas para proteção do piso, de modo a salvaguardar as baterias em caso de colisão.
A solução de referência é uma estrutura de aço com perfil de extrusão de alumínio multicâmara, representando o estado da arte atual”, explica a Sika, em comunicado.
Esta tecnologia “funcionalmente madura”, segundo a empresa, “implica elevados custos e o desafio de unir peças tão longas com diferentes coeficientes de alongamento térmico, que apresentam vários milímetros de deslocamento relativo ao passar pelo processo de aquecimento”, diz.
“A nova combinação de duas tecnologias já conhecidas demonstra um desempenho de colisão igual com menor peso, contornando o problema ‘delta-alfa’ e com processo de união simplificado”, afirma.
“Os SikaReinforcers – inserções de corpo polimérico reforçado com fibra – atuam para fixar um perfil laminado de aço na estrutura e pilar A”, acrescenta. E continua: “Este último cria um suporte final resistente à flexão do perfil laminado de aço, que melhora o seu comportamento de flexão”.
Além da função de conexão, “os SikaReinforcers fornecem rigidez local e contribuem para a absorção de energia em caso de colisão. O componente de espuma estrutural expansível a estrutura em aço, inserções da carroçaria e perfil laminado de aço, simplificando, essencialmente, o processo de união”, sublinha.
Refira-se que o conceito também pode ser aplicado a outras secções – como painéis de alumínio ou compostos reforçados com fibra – e outros constituintes de perfil de reforço interno (como um perfil de extrusão de alumínio, perfil polimérico extrudado ou pultrudado).
Mais sobre a Sika aqui.