Os veículos elétricos a bateria (BEV) colocam uma exigência adicional sobre os componentes de direção e suspensão. “O maior peso devido ao pack de baterias, aliado a uma aceleração mais rápida em comparação com os automóveis de combustão, exige peças especialmente concebidas para garantir segurança, resistência e conforto”, adianta a Sidem, em comunicado.
Manutenção da aerodinâmica
Nesse sentido, o fabricante belga desenvolveu uma gama de componentes reforçados para BEV, “capazes de suportar não só o peso acrescido, mas, também, o elevado binário e as vibrações típicas destes veículos”, revela.
“No design, destacam-se os pinos esféricos em aço cromado, com maior diâmetro do que os utilizados em automóveis de combustão, aumentando a robustez de rótulas, juntas axiais e tirantes da barra estabilizadora”, diz.

“Esta última desempenha um papel essencial na manutenção da aerodinâmica, reduzindo o rolamento da carroçaria em curva — fator crítico para preservar a eficiência e a autonomia dos BEV”, sublinha.
Vibrações e ruídos reduzidos
Outro ponto-chave é o isolamento de vibrações e ruídos. “Como os veículos elétricos produzem menos ruído de motor, qualquer som ou vibração transmitida pela estrada torna-se mais percetível. Os sinoblocos Sidem foram desenvolvidos para filtrar, de forma eficaz, vibrações e ruídos, assegurando maior conforto de condução”, explica.
A marca oferece ainda soluções específicas para modelos elétricos pioneiros, como o braço de suspensão com rótula integrada no corpo em alumínio, criado para a primeira geração da Tesla. “Esta conceção aumenta a resistência da peça, garante uma instalação mais segura e contribui para uma condução fiável”, conclui a Sidem.
Mais sobre a Sidem aqui.