Os veículos elétricos movidos a bateria (BEV) colocam pressão extra nas peças de direção e suspensão. Comparados com os carros de combustão, os BEV são muito mais pesados devido à bateria e aceleram muito mais rápido.
“A linha de componentes BEV da Sidem é reforçada para lidar com esse peso extra, maior binário e vibrações superiores, proporcionando uma direção segura e confortável”, avança a empresa belga, em comunicado.
Design mais forte
“As peças de direção e suspensão da Sidem para BEV utilizam pinos esféricos feitos de aço cromado para maior resistência e durabilidade”, explica o fabricante.
“O diâmetro dos pinos esféricos é importante para lidar com a carga pesada e o maior binário dos BEV. Os pinos esféricos BEV da Sidem para juntas esféricas, juntas axiais e elos estabilizadores têm um diâmetro maior do que os utilizados em carros com motores de combustão interna (ICE)”, sublinha.
“Além disso”, acrescenta, “os BEV concentram-se na aerodinâmica para melhorar a eficiência e a autonomia. A suspensão foi projetada para manter o perfil aerodinâmico do veículo, reduzindo o rolamento da carroçaria em curva”.
Mais: “Os elos estabilizadores BEV da Sidem têm pinos esféricos de maior diâmetro, garantindo que a barra estabilizadora possa suportar a carga pesada e o maior binário dos veículos elétricos movidos a bateria”, reforça.
Refira-se que, “para vários modelos da Tesla, os diâmetros dos pinos esféricos da Sidem são maiores do que as versões do equipamento de origem (OE) para maior resistência ao peso e binários mais elevados”.
Redução de vibração e ruído
Finalmente, os BEV produzem menos ruído e vibração do que os veículos com motores de combustão. Assim, minimizar o ruído da estrada e as vibrações transmitidas ao habitáculo torna-se ainda mais importante. “A linha de sinoblocos da Sidem apoia o movimento e isola vibrações e ruídos para maior conforto de direção”, afirma.
“Os braços de controlo do Audi e-tron estão equipados com sinoblocos hidráulicos. O fluido hidráulico flui através de câmaras de borracha, resultando em melhor absorção até mesmo das menores vibrações”, adianta a Sidem, no mesmo documento.
Instalação mais segura
A Sidem também oferece um braço de controlo com design diferenciado como solução para o problema de juntas esféricas de elos fracos. “A junta esférica do braço de controlo da Sidem para os modelos da Tesla de primeira geração é incorporada, diretamente, na carcaça de alumínio, resultando no funcionamento da peça com resistência máxima. Tal garante instalação e condução seguras”, esclarece a empresa.
“Para ICE e todos os tipos de veículos elétricos, a Sidem tem a maior cobertura em peças de direção e suspensão”, conclui Jonas Maelfait, team lead product management do fabricante belga.
Mais sobre a Sidem aqui.