powered by

Sensores para ADAS expandem gama da ZF Aftermarket

Sensores com qualidade de origem estão disponíveis para o mercado de reposição independente pela primeira vez. Gama da ZF cobre requisitos das oficinas de camiões.
Check-up Media ZF Aftermarket truck workshop

De acordo com uma previsão do governo alemão, o tráfego de mercadorias por camião deverá aumentar 46% até 2051. Os serviços de encomendas e as empresas de autocarros também expandirão os seus negócios nos próximos anos. O segmento de veículos comerciais oferece, portanto, grandes oportunidades para as oficinas.

“Mas precisam de um parceiro forte para tirar vantagem deles”, avisa a ZF, em comunicado. “Como maior fornecedor mundial de veículos comerciais, a ZF oferece um portefólio abrangente de produtos para este mercado, com mais de 70 mil referências de peças após a integração da WABCO e lança mais de 400 novas peças de reposição para veículos comerciais todos os anos”, avança.

Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) estão a estabelecer-se no mercado de veículos comerciais. “Os camiões tiveram de ser equipados com assistentes automáticos de travagem de emergência e sistemas de aviso de saída de faixa desde 2015”, refere.

“A partir de 2024, outros sistemas de assistência ao condutor tornar-se-ão obrigatórios em toda a UE. Estes incluem, por exemplo, assistente de velocidade, assistente de viragem ou gravador de dados de acidentes. Para as oficinas independentes de veículos comerciais, os desafios da manutenção e reparação de camiões e autocarros são crescentes”, sublinha.

“Neste caso, porque os sistemas de assistência ao condutor necessitam de ser verificados e recalibrados após uma reparação. Para tal, as oficinas também precisam de ter acesso às peças sobressalentes certas, em particular aos sensores que fornecem os dados para os sistemas de assistência ao condutor”, relembra.

Marca WABCO

“Por esse motivo, a ZF Aftermarket oferece, pela primeira vez, sensores para aplicações em veículos comerciais no mercado de reposição independente sob a sua marca WABCO”, adianta.

Check-up Media WABCO OnGuard radar

“Trata-se da câmara frontal do sistema de aviso de saída de faixa, OnLaneALERT, e do sensor de radar do sistema automático de travagem de emergência, OnGuardACTIVE”, conta.

“A ZF Aftermarket fornece essas peças de reposição com especificações e qualidade originais para muitos modelos de veículos comerciais DAF e IVECO. Os suportes e tampas necessários também estão incluídos na gama”, pode ler-se no mesmo documento.

“Com estas novas adições, as oficinas independentes têm, agora, a oportunidade de realizar uma reparação completa sem ter de renunciar à cooperação com o seu fornecedor habitual, especialmente no caso de reparações de acidentes”, salienta a mesma fonte.

“No entanto, a ZF Aftermarket gostaria de salientar que os sensores devem ser programados com o software de diagnóstico original do fabricante do veículo após a instalação”, adverte. “Os sensores ADAS são os mais recentes destaques no extenso portefólio de peças para veículos comerciais da ZF Aftermarket, disponíveis sob as marcas premium ZF, Lemförder, Sachs, TRW e WABCO”, recorda.

“O programa de peças cobre praticamente todos os trabalhos de manutenção – desde a direção aos eixos, suspensão e amortecedores aos travões. Além disso, existem componentes de acionamento, como embraiagens e transmissões, bem como fornecimento de ar e condicionamento. Lubrificantes adaptados às transmissões ZF, bem como ferramentas e equipamentos especializados completam a linha”, acrescenta.

Os kits de reparação são particularmente apreciados pelas oficinas, uma vez que facilitam o trabalho nos reparadores e aumentam a qualidade da reparação. Além das próprias peças de reposição, contêm todos os outros componentes necessários para uma reparação profissional, como parafusos, vedações e lubrificantes.

“As instruções de reparação anexas permitem reparações eficientes e sem problemas e representam a pretensão da ZF Aftermarket de fornecer aos seus parceiros não apenas produtos, mas, também, soluções”, afirma a empresa.

Check-up Media WABCO Online Alerta camera

“Soluções – esta é, igualmente, a palavra-chave para as inúmeras outras ofertas que a ZF Aftermarket oferece aos seus parceiros de oficina, para além do fornecimento de peças sobressalentes”, afirma.

“Começa com os produtos de diagnóstico da própria empresa, especialmente concebidos para produtos ZF e para os quais a empresa emitiu, atualmente, 48 mil licenças. Além disso, a ZF [pro]Academy oferece formação técnica sobre uma ampla gama de temas para que as oficinas possam continuar a atender os seus clientes da melhor maneira possível no futuro”, enfatiza a ZF, em comunicado.

Gestão de frotas: serviço adicional

O acesso a sistemas de gestão de frotas também está a tornar-se cada vez mais importante para as empresas de veículos comerciais, ajudando-as a aumentar a eficiência das suas frotas e a evitar reparações não planeadas.

“Com os ZF SCALAR e ZF Bus Connect, a ZF fornece ferramentas de conectividade perfeitas com as quais mais de 310 mil veículos em todo o mundo já estão conectados. A plataforma digital de gestão de frotas ZF SCALAR melhora a operação de frotas de veículos através da tomada de decisões automatizada e baseada em IA, para, assim, garantir elevada eficiência”, garante a ZF, em comunicado.

“Também dirigido aos clientes de frotas está o CarPay-Diem, sistema digital de combustível e pagamento que permite processar o método de pagamento num posto de combustível ou carregamento diretamente através do veículo”, explica.

“Isto não só aumenta a comodidade para o condutor, como, também, garante a transparência imediata dos custos de combustível e energia – isto é particularmente importante para frotas mistas de veículos elétricos e motores de combustão”, reforça a ZF.

“O ZF Bus Connect oferece inúmeras funções para a otimização operacional de frotas de autocarros, como visualização ao vivo de toda a frota de veículos, informações sobre o potencial de otimização em relação ao consumo de combustível/energia, comportamento do motorista ou desgaste de componentes técnicos (por exemplo, travões). Gera relatórios sobre o cumprimento de regulamentações ou como base para certificados fiscais no transporte público local”, conclui.

Mais sobre a ZF aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Em estrada