“O projeto SEAWATCH voltou a afirmar-se, em 2025, como uma referência na segurança balnear em Portugal, reforçando a vigilância costeira em zonas tradicionalmente sem cobertura permanente de nadadores-salvadores”, avança a Volkswagen Veículos Comerciais, (VVC). A iniciativa, que resulta da parceria de longa data entre o ISN e a SIVA|PHS, através da VVC, registou resultados expressivos ao longo da época balnear.
Abordagem preventiva
“Entre 1 de maio e 31 de outubro, o SEAWATCH realizou 72 salvamentos, prestou 173 assistências de primeiros socorros e concluiu, com sucesso, 13 buscas de crianças perdidas”, relata a VVC, em comunicado.
“Números que refletem a eficácia de um projeto que, ao longo dos seus 15 anos de existência, já permitiu salvar 1.939 vidas, assegurar 4.225 assistências e resolver 370 situações de crianças desaparecidas nas praias portuguesas”, reforça.
Em 2025, a operação arrancou mais cedo, com uma ação especial durante o período da Páscoa, reforçando a “abordagem preventiva”. Ao longo da época balnear, o patrulhamento da costa contou com uma frota de 36 viaturas Volkswagen, composta por 34 Amarok e 2 ID. Buzz, devidamente equipadas com material de salvamento e suporte básico de vida.
As viaturas foram operadas por militares da Marinha ao serviço da Autoridade Marítima Nacional, assegurando uma resposta rápida e eficaz em zonas de maior risco.
A combinação entre os Amarok e os ID. Buzz permitiu ao projeto SEAWATCH “beneficiar de uma frota versátil, robusta e eficiente, aliando desempenho, fiabilidade e uma crescente preocupação com a mobilidade sustentável”, diz.
Projeto estruturante
Para Ricardo Vieira, diretor-geral da VVC, “os resultados de 2025 demonstram o valor e a importância de uma parceria de longo prazo. Cada vida salva e cada assistência prestada confirmam que a cooperação entre instituições e empresas pode ter um impacto real na sociedade”, afirma.
O SEAWATCH mantém-se como um “projeto estruturante de responsabilidade social”, sustentado pela colaboração entre a SIVA|PHS, o ISN e parceiros estratégicos como a Volkswagen Financial Services, a BP Portugal e a Ageas Seguros, que “asseguram o financiamento, o abastecimento e o seguro da frota, garantindo uma operação contínua e eficaz ao longo da costa portuguesa”.
Mais sobre a Volkswagen aqui.