SEAT assinala 50 anos de inovação técnica

O Centro Técnico da SEAT S.A. celebra cinco décadas com foco na mobilidade elétrica. São mais de 950 protótipos desenvolvidos desde 1975.
Check-up Media SEAT Technical Center

A SEAT S.A. celebra, em 2025, os 50 anos do seu Centro Técnico, responsável por grande parte da inovação da empresa ao longo de cinco décadas. Criado em 1975, o centro acompanhou a evolução da indústria automóvel, passando do papel e do gesso para o design em 3D, a Inteligência Artificial e a realidade virtual. Em 2025, o foco está na mobilidade elétrica urbana, com 220 mil simulações realizadas nessa área só no último ano.

“O primeiro modelo totalmente desenvolvido no Centro Técnico foi o SEAT 1200 Sport, lançado em 1975. Conhecido como ‘Bocanegra’ devido ao para-choques em espuma de poliuretano preta, o modelo marcou o início de um percurso em que já participaram 34 mil profissionais e de onde saíram mais de 950 protótipos”, recorda a marca.

Como tudo começou…

“No início, o trabalho era manual: os desenhos eram feitos em folhas de grandes dimensões e os protótipos esculpidos em gesso”, recorda a SEAT. E continua: “Os testes acústicos realizavam-se em salas forradas com espuma. Hoje, os processos são digitais, com testes realizados numa câmara anecoica do tipo box-in-box, onde cabeças artificiais substituem os microfones convencionais para simular a perceção auditiva humana”.

Entre os modelos desenvolvidos ao longo do tempo, estão os Ibiza, Toledo e Leon, que acompanharam a integração da SEAT no Grupo Volkswagen, em 1986. A entrada no cluster Audi-Lamborghini, em 2002, reforçou a capacidade técnica do centro de Martorell, onde, em 2007, foram inaugurados o Centro de Design e o Centro de Desenvolvimento de Protótipos, reunindo todas as etapas do processo técnico e criativo.

Prioridade elétrica

Mais recentemente, o CUPRA Formentor destacou-se como o primeiro modelo concebido e desenvolvido integralmente pela CUPRA, tornando-se no modelo mais vendido da marca. Em 2021, com o lançamento do CUPRA Born, a empresa deu início à sua oferta 100% elétrica. Nesse mesmo ano, foi criado o Test Center Energy, dedicado à investigação e desenvolvimento de baterias, considerado único no sul da Europa.

A eletrificação continua a ser uma prioridade. “Em curso está a construção de uma fábrica de montagem de sistemas de baterias, num investimento de 300 milhões de euros. Em 2024, das 310 mil simulações técnicas realizadas pelo Centro Técnico, 220 mil centraram-se no desenvolvimento de veículos elétricos urbanos”, conta.

359 patentes registadas

Segundo Werner Tietz, vice-presidente executivo de Investigação e Desenvolvimento da SEAT S.A., “liderar o desenvolvimento da gama de veículos elétricos urbanos demonstra a confiança do Grupo Volkswagen nas nossas pessoas e nas nossas competências”.

Ao longo de 50 anos, o Centro Técnico da SEAT S.A. passou de 211 colaboradores para uma equipa com cerca de 1.000 profissionais, num espaço que cresceu de 16.000 para 200.000 m2.

Com 359 patentes registadas e mais de 35 milhões de quilómetros percorridos em testes sob condições extremas, o centro continua a ser um pilar estratégico da empresa no desenvolvimento da próxima geração de automóveis.

Mais sobre a SEAT aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada