A unidade de Máquinas Especiais da Schaeffler está a intensificar a sua progressão no mercado externo e a tornar-se numa unidade independente. A empresa prossegue, deste modo, a transformação do seu negócio global de máquinas especiais, anunciada, em abril, na Assembleia-Geral Anual de 2022.
A unidade fornece sistemas de produção individuais e “chave na mão”, não apenas para as fábricas da Schaeffler, mas, também, para clientes externos em áreas como o setor automóvel, incluindo mobilidade elétrica, bens de consumo e tecnologia médica. O realinhamento é um ponto-chave do Roadmap 2025, que visa promover a Special Machinery ao status de parceiro tecnológico preferencial para os clientes internos e externos.
Refira-se que a elevada proporção de projetos de clientes externos totalizou 40% dos pedidos em 2022 e demonstra, de forma inequívoca, que a unidade “já opera com sucesso no mercado”, garante a empresa, em comunicado.
“Special Machinery na Schaeffler significa excelência superior em produção e inovação e, portanto, representa o ADN da Schaeffler num grau especial”, afirma Andreas Schick, diretor de operações e responsável pela Produção, Gestão da Cadeia de Abastecimento e Compras da Schaeffler AG.
“A formação da Special Machinery como unidade independente é um desenvolvimento lógico e sistemático no reforço da Special Machinery, que continuará a contribuir para o sucesso do Grupo Schaeffler e dos seus clientes em todo o mundo”, acrescenta o responsável.
A Special Machinery, da Schaeffler, teve um crescimento positivo desde a abertura inicial do mercado, em 2019, demonstrando, assim, a sua vantagem competitiva. A proporção de encomendas externas, que registou um aumento considerável em 2021, atesta este resultado. Globalmente, a Special Machinery registou uma carteira de encomendas de 280 milhões de euros no final do primeiro trimestre de 2022, incluindo investimentos internos.
“A Special Machinery, da Schaeffler, é uma história de sucesso. Nos últimos anos, a equipa altamente experiente da unidade desenvolveu sistemas de produção inovadores e adaptáveis para os clientes internos e externos, que oferecem a máxima eficiência e permitem uma rápida adaptabilidade às mudanças nos requisitos de produção”, sublinha Andreas Schick.
“Fabricantes de renome nos setores automóvel, de bens de consumo e de tecnologia médica já confiam nessa experiência. Graças à ampla gama de clientes e setores, a Special Machinery será menos dependente das flutuações do mercado no futuro e poderá operar com ainda maior agilidade e sucesso geral”, frisa.
Na automatica, a principal feira internacional de automação e robótica, em Munique, a Schaeffler apresentará, pela primeira vez, os seus conceitos de produção personalizáveis. A Special Machinery estará em exposição de 21 a 24 de junho de 2022, no Pavilhão A5, stand 307.
Mais sobre a Schaeffler aqui.