Schaeffler revela produtos e soluções sustentáveis para transporte ferroviário

Sistemas sensoriais e modelos de dados permitem manutenção preditiva no transporte ferroviário. Soluções que a Schaeffler apresentará na InnoTrans.

Após um hiato provocado pela pandemia, a InnoTrans, a principal feira internacional de tecnologia de transporte, abre, de novo, as suas portas, para mostrar o que o futuro da mobilidade trará.

Como um dos principais fornecedores automóveis e industriais do mundo, para o setor ferroviário, entre outros, a Schaeffler estará presente na feira de Berlim de 20 a 23 de setembro de 2022 para apresentar as suas novas soluções para rolamentos em veículos ferroviários, bem como sistemas inovadores que visam melhorar ainda mais a competitividade do setor ferroviário e apoiar o seu processo de digitalização em curso.

A empresa também destacará as principais exigências impostas ao setor, ou seja, redução de paragens, otimização da cadeia de abastecimentos em circuito fechado e economia na utilização de recursos.

“Quando se trata de atingir as metas climáticas globais, o setor de mobilidade desempenha um papel fundamental”, diz Stefan Spindler, CEO Industrial da Schaeffler AG. “E é exatamente por isso que novas soluções para mobilidade são parte integrante do nosso roadmap 2025”, frisa.

“Na InnoTrans 2022, mostraremos, por exemplo, como nós, na qualidade de fornecedores, continuamos a avançar na sustentabilidade e disponibilidade no transporte ferroviário, graças aos nossos componentes e sistemas”, afirma o responsável.

“O portefólio que a Schaeffler apresentará na feira deste ano segue o lema ‘Confiável, previsível, sustentável – Schaeffler Solutions for Innovations in Rail’. O que engloba as questões centrais que são de grande preocupação para os nossos clientes e para nós”, explica Michael Holzapfel, vice-presidente da unidade de negócios Ferroviária – Europa Industrial da Schaeffler.

“Desde a última InnoTrans, em 2018, que trabalhamos com os nossos clientes para desenvolver produtos e soluções que darão uma contribuição substancial para mais sustentabilidade por intermédio de digitalização no setor ferroviário”, sublinha.

Maior confiabilidade

Na InnoTrans 2022, a Schaeffler apresentará uma carcaça Y25 otimizada, incluindo rolamentos WJ/WJP mais eficazes. O alojamento para rolamentos de caixa do eixo é classificado para uma carga (por eixo) até 25 toneladas.

“Por pesar 14% menos do que o seu antecessor, o peso da tara é reduzido e são possíveis atingir cargas úteis mais elevadas. Com a nova caixa Y25, a Schaeffler acompanha as tendências do mercado no transporte de mercadorias para intervalos de manutenção prolongados e redução de CO2”, explica a empresa.

“Os novos e potentes rolamentos para rodas de tração de rolamento interno para comboios de alta velocidade também prometem maior eficiência e fiabilidade. Com a sua longa experiência no setor e amplo conhecimento do sistema, a Schaeffler conseguiu não apenas satisfazer os requisitos do mercado para maior densidade de potência, redução de peso e espaços de instalação menores, mas, também, ir para além deles”.

Check-up Media Schaeffler InnoTrans 2022 2

Previsível: futuro digital da ferrovia

O código de matriz de dados (DMC), que é a base para uma maior digitalização no segmento ferroviário, é aplicado a cada rolamento durante a produção e permite a captação contínua de dados de produto e operação, bem como informações de manutenção.

“Um gémeo digital do respetivo produto é criado com um registo de ciclo de vida abrangente e organizado cronologicamente. Os visitantes do stand da Schaeffler poderão ver, por si mesmos, as diversas possibilidades e vantagens do DMC, especialmente para troca de informações entre fornecedores de componentes, fabricantes de veículos e operadores”, esclarece a empresa.

Sustentável: circuito fechado e otimizado

“Para a Schaeffler, a sustentabilidade não é apenas fabricar produtos e componentes mais duráveis, mas, também, economizar na utilização de matérias-primas e recursos valiosos, recondicionando rolamentos com os mais elevados padrões de qualidade”, pode ler-se no comunicado.

“Além disso, o serviço de devolução a 100% da Schaeffler para rolamentos ferroviários oferece aos operadores deste setor uma disponibilidade da ferrovia significativamente melhorada e uma maximização da vida útil. Através dos seus serviços e tecnologias, a Schaeffler combina eficiência de custos e proteção climática”, acrescenta a mesma fonte.

Na InnoTrans 2022, juntamente com os produtos e soluções acima mecionados, a Schaeffler apresentará projetos inovadores de pesquisa e desenvolvimento que “acelerarão, significativamente, a digitalização, garantindo mais sustentabilidade no setor ferroviário”, garante.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade