A Schaeffler recebeu a pontuação “A” na categoria de alterações climáticas para 2023, pela organização ambiental global sem fins lucrativos CDP, devido ao seu compromisso com a transparência e o desempenho corporativo.
Na categoria água, a nota foi “A-”. Com base nos dados obtidos no questionário do CDP sobre alterações climáticas, a Schaeffler é das poucas empresas avaliadas em 2023, entre mais de 21.000, a obter uma pontuação “A”.
Confirmação da estratégia
O CDP administra o maior banco de dados ambiental do mundo. Uma vez por ano, recolhe dados e informações das empresas sobre as suas emissões de Gases com Efeito de Estufa e perfis de risco climático, bem como sobre as suas metas e estratégias de redução.
“Esta confirmação da classificação ‘A’ da Schaeffler na área das alterações climáticas é um forte sinal e uma confirmação da forma bem-sucedida como estamos a implementar a nossa estratégia de sustentabilidade. No entanto, estou ciente de que ainda há muito a fazer para alcançar os nossos ambiciosos objetivos”, afirma Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler.
A inclusão no CDP “A List 2023” é uma prova dos dados completos e de alta qualidade fornecidos, que não só deram à empresa uma visão holística das ramificações ambientais, como, também, servem como base para a transformação sustentável e facilitam o processo de perseguir objetivos de proteção climática.
“A classificação atual da Schaeffler também reflete melhorias contínuas na recolha de dados da empresa, um sistema transparente de relatórios climáticos e a integração da proteção climática nos seus processos empresariais”, explica fonte da empresa.
No geral, a Schaeffler acompanhou o aumento do nível de requisitos na maioria das categorias de alterações climáticas avaliadas pelo CDP, por exemplo, em áreas como a estratégia corporativa do Grupo Schaeffler e as suas iniciativas destinadas a reduzir e reportar emissões.
“A transparência demonstrada pela Schaeffler na gestão de riscos relacionados com o clima e na divulgação de oportunidades e riscos – como encontrados na transformação da unidade de negócios de mobilidade elétrica, por exemplo – também desempenhou um papel de apoio no resultado agradável do CDP”, pode ler-se.
Plano de Ação Climática
“A transparência das metas também é sustentada pela validação dos objetivos de emissões da Schaeffler, que foram classificadas como cientificamente baseadas em 2022 pela Science Based Targets Initiative (SBTi)”, sublinha a mesma fonte.
Uma contribuição adicional para o resultado positivo também foi dada pelo Plano de Ação Climática da Schaeffler, que foi desenvolvido em 2022 e inclui a meta da empresa de alcançar uma produção com impacto neutro no clima até 2030 e uma cadeia de abastecimento com impacto neutro no clima até 2040.
“O resultado da Schaeffler na categoria de segurança hídrica reflete o novo aumento dos requisitos, com a Schaeffler a repetir a pontuação máxima do ano passado nas áreas de estratégia empresarial, impacto empresarial, orçamentação hídrica e compromisso na cadeia de abastecimento, alcançando quase a mesma elevada pontuação em assuntos relativos à gestão de riscos hídricos”, afirma a empresa. A pontuação global atribuída à Schaeffler em segurança hídrica em 2023 foi de “A-”.
As pontuações do CDP são amplamente utilizadas em decisões de investimento e aquisições com vista a alcançar uma economia amiga do clima, sustentável e resiliente. O CDP utiliza metodologias detalhadas e independentes para avaliar essas empresas, atribuindo notas de “A” a “D-“.
Mais sobre a Schaeffler aqui.