Na SPS 2022, em Nuremberga, o foco estará nas soluções de automação inteligente e digital. E é exatamente isso que a Schaeffler apresentará: “Componentes de sistema inovadores para maior desempenho, precisão e rentabilidade numa ampla gama de aplicações para robótica industrial e ligeira”, revela a empresa.
“Com as suas soluções inteligentes para manutenção preditiva, a Schaeffler responde aos requisitos atuais da indústria para tempos de inatividade reduzidos e maior segurança”, sublinha.
A marca alemã apresentará duas séries de engrenagens de onda de deformação de precisão para aplicações de robótica para profissionais do setor na SPS 2022: RT1 para a faixa de elevado binário; RT2 para aplicações de binário standard.
“A série RT2 oferece uma gama extremamente ampla de variantes e integração muito fácil no design do robot. Cobre cerca de 80% das aplicações do cobot padrão. Graças à sua alta densidade de binário, as engrenagens de onda de tensão de precisão RT1 permitem braços articulados especialmente compactos para cargas acima da média”, explica.
“Os seus dentes sem folga e resistentes ao desgaste garantem a máxima precisão de posicionamento durante toda a vida útil da engrenagem. O baixo peso e o design compacto tornam as engrenagens de onda de tensão de precisão RT1 ideais para uso em cobots”, sublinha a empresa, em comunicado.
As engrenagens de onda de tensão de precisão da faixa de elevado binário também estão disponíveis com sensores de binário integrados (opção RT1-T). “Em comparação com muitas das soluções disponíveis no mercado, a tecnologia do sensor fornece sinais precisos sem perda de rigidez no sistema mecânico geral”, pode ler-se no mesmo documento.
“O sistema de sensor integrado suporta funções de segurança e posicionamento altamente preciso e controlo do processo, podendo ser usado para compensação ativa de vibração. Como uma engrenagem de onda de deformação de precisão incomparável atualmente, o RT1-T tem o potencial de explorar uma ampla gama de novas áreas de aplicação em robótica ligeira, onde é necessária alta precisão confiável”, acrescenta.
Mas as novidades não se ficam por aqui. “O Optime C1, o primeiro lubrificador inteligente do mundo, lançado no mercado pela Schaeffler, no ano passado, num evento virtual, oferece um processo de manutenção extremamente simples, mas seguro e eficiente, especialmente no caso de aplicações sensíveis ou complexas”, conta a empresa.
“Como um componente da solução integrada de IoT OPTIME Ecosystem, permite que a gestão de lubrificantes de toda uma linha de produção seja totalmente automatizada, o que simplifica o processo de manutenção”, garante.
“A monitorização inteligente e o processamento automatizado, combinados com a operação intuitiva baseada na web e em aplicações, garantem o uso seguro e económico do lubrificante. Ao mesmo tempo, o Optime C1 evita falhas prematuras devido à lubrificação incorreta, melhorando, assim, a disponibilidade e a vida útil dos equipamentos de produção a serem monitorizados, como acionamentos, rolamentos ou caixas de engrenagens”, sublinha.
A feira SPS acontecerá em Nuremberga de 8 a 10 de novembro. A Schaeffler apresentará os seus produtos e serviços no Stand 262 do Pavilhão 3.
Mais sobre a Schaeffler aqui.