powered by

Schaeffler lança soluções para eletrificação e digitalização na Agritechnica 2023

Motores elétricos da empresa para máquinas agrícolas prometem “fiabilidade aliada à máxima densidade de potência e design compacto”.

A Schaeffler está a apresentar a sua extensa gama de produtos para tecnologia agrícola na feira Agritechnica 2023 (12 a 18 de novembro) em Hanover, na Alemanha. O foco está centrado nos sistemas para eletrificação e digitalização de máquinas agrícolas móveis.

“A Schaeffler destaca o seu compromisso com a sustentabilidade e o apoio à transição para uma economia altamente eficiente e com impacto neutro no clima dentro do setor agrícola”, avança, em comunicado.

Os atuadores lineares eletromecânicos são um ponto essencial da gama de produtos da Schaeffler, em exposição na Agritechnica. Com a aquisição da Ewellix, especialista sueca em movimentos lineares, a Schaeffler apresenta-se como fornecedor de soluções abrangentes.

No seu stand, revela soluções de sensores inteligentes para agricultura inteligente, bem como motores elétricos para acionamentos de tração ou unidades auxiliares em máquinas agrícolas.

“Como empresa de tecnologia de movimento, o nosso objetivo é posicionarmo-nos da forma mais ampla possível no segmento de tecnologia agrícola”, afirma Patrick Scherr, vice-presidente da unidade de negócios offroad.

“Como fornecedor de nível 1 no setor agrícola, concentramos o nosso envolvimento na tendência global de mudança para sistemas de acionamento alternativos e na crescente procura por soluções de sensores inteligentes. A nossa apresentação na feira reflete isso mesmo”, garante o responsável.

Tecnologia linear

Sob a marca Ewellix, a Schaeffler apresenta uma ampla gama de soluções eficientes para movimento linear. Destaque da feira são os atuadores Ewellix CASM, uma nova geração de atuadores eletromecânicos de elevado desempenho.

Check-up Media Schaeffler eMOVE Kit system

“Oferecem uma força de elevação impressionante de até 15 toneladas com máxima precisão de posicionamento. Esses atuadores suportam operações de elevação e inclinação flexíveis e precisas, exigindo apenas uma fonte de alimentação de 24 V e um sistema de controlo analógico padronizado ou barramento CAN no lado da máquina”, explica a Schaeffler.

Outra solução de sistema inovadora é a e-MOVEKIT, da Ewellix. Este sistema garante uma implementação rápida e fácil de um atuador elétrico para substituir um cilindro hidráulico. “A solução e-MOVEKIT combina um atuador CASM-100 adaptado à aplicação e inclui motor, caixa de engrenagens e acessórios de montagem com um controlador com interface analógica e barramento CAN”, pode ler-se no documento.

“O controlador do atuador ativa um ‘modo de velocidade’, onde a velocidade linear do atuador é aumentada ou reduzida à medida que ele se move. Para isso, adapta o consumo de potência e o binário do motor aos respetivos comandos de controlo. Duas versões deste controlador estão disponíveis como parte do e-MOVEKIT: uma versão como solução para integração de sistemas convencionais; outra como variante de início rápido para estudos de projeto conceitual”, esclarece a empresa.

Atuadores inteligentes

Como solução para realizar movimentos lineares com menos força (por exemplo, ajustes numa ceifeira-debulhadora ou numa enfardadeira redonda), a Schaeffler apresenta os atuadores inteligentes Ewellix CAHB-2xS.

Check-up Media Ewellix actuator

“Graças ao feedback absoluto da posição e à monitorização do status, alcançam a máxima precisão de posicionamento e fiabilidade operacional, podendo ser sincronizados e integrados no sistema de controlo da máquina de nível superior através do barramento CAN”.

Um carregador frontal em exibição no stand da Schaeffler mostra uma solução linear combinada, na qual esses atuadores inteligentes assumem a função de travamento elétrico do engate rápido (com carga axial de até 10 kN), enquanto os atuadores CASM-100 ou CASM-80 executam as funções necessárias de elevação e inclinação, manuseando cargas axiais de até 60 e 30 kN, respetivamente.

Outro destaque vai para o atuador de direção elétrica. Esta solução já foi testada, com sucesso, em empilhadores. Uma vez que o sistema de transmissão de um empilhador é elétrico, o sistema hidráulico restante do eixo para direção pode ser substituído pelo atuador de direção Ewellix.

“Em comparação com os sistemas de direção hidráulica, os sistemas eletromecânicos permitem operações de direção mais eficientes e precisas em termos energéticos e eliminam o risco de contaminação do solo devido à fuga de fluidos hidráulicos”, explica a empresa.

Sensores para medição de força

O Schaeffler LoadSense-PIN permite um controlo de carga eficaz. Esta solução de sensor consiste num pequeno cilindro de aço que é pressionado num furo no respetivo componente do cliente e mede as cargas da estrutura do material circundante.

“Um extensómetro revestido diretamente no cilindro, baseado na tecnologia de revestimento Sensotect, da Schaeffler, regista essas alterações e transfere-as, de forma analógica ou através de um sistema de barramento, para o sistema de controlo da máquina”, explica.

“Isto permite a medição de forças e fornece informações sobre cargas em componentes como eixos ou caixas de engrenagens, bem como sobre a distribuição de peso relevante para a segurança ao usar ferramentas de elevação”, adianta a mesma fonte, em comunicado.

Outra solução de sensor inteligente para tecnologia agrícola é o Schaeffler TMSS (Torque Measurement Sensor System). “Este módulo permite a medição sem contacto de binário, temperatura e velocidade, podendo ser integrado no sistema de controlo da máquina usando uma interface analógica ou de barramento CAN. Os módulos são particularmente adequados para utilização em distribuidores de fertilizantes, onde garantem um padrão de distribuição constante”, sublinha a Schaeffler.

Check-up Media Schaeffler TMSS

Máxima densidade de potência

“Os motores elétricos da Schaeffler oferecem a máxima fiabilidade e um funcionamento isento de manutenção. São utilizados em acionamentos de tração ou em unidades auxiliares de máquinas agrícolas”, dá conta o comunicado.

“Para satisfazer a crescente procura dos clientes por sistemas de alta tensão num design compacto, a Schaeffler oferece soluções inovadoras baseadas na tecnologia de enrolamento de fio plano com enrolamento em gancho e em onda (gancho contínuo)”, afirma.

“Um design compacto é alcançado graças a um elevado grau de enchimento de cobre, redução de perdas magnéticas e de ferro e melhor dissipação de calor”, acrescenta.

Estas soluções de acionamento de elevado desempenho também permitem a transição orientada para o futuro de motores de combustão para motores elétricos no segmento de máquinas agrícolas, ao mesmo tempo que contribuem, significativamente, para a redução das emissões de CO2 no setor de tecnologia agrícola”, reforça a Schaeffler, no mesmo documento.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura