powered by

Schaeffler investe no desenvolvimento de software baseado em IA

Thomas Krämer, diretor de Tecnologia de Produção Avançada da Schaeffler, assume função adicional como Co-CEO da up2parts GmbH.

Para a Schaeffler, as soluções digitais serão fundamentais para alcançar uma produção sustentável e inteligente no futuro. A start-up de software alemã up2parts GmbH acompanha a Schaeffler no caminho para a fábrica digital há alguns anos.

O objetivo da cooperação é desenvolver soluções de automação baseadas em IA para máquinas modernas e para a cadeia de valor holística na produção e implementação dessas soluções num ambiente de produção ágil.

A Schaeffler adquiriu, agora, uma participação na up2parts, tendo ambas concordado em não divulgar o custo da operação. Ao mesmo tempo, o diretor de Tecnologia de Produção Avançada da Schaeffler, Thomas Krämer, junta-se ao CEO Marco Bauer na liderança da empresa.

“A digitalização completa da produção é a principal prioridade da Schaeffler”, afirma Andreas Schick, diretor de operações responsável pela produção, gestão da cadeia de abastecimento e compras da Schaeffler AG.

“Isso tornará a nossa rede global de produção mais ágil, eficiente e rápida e, portanto, fundamental para o sucesso da Schaeffler. Adquirir uma participação na up2parts é o próximo passo lógico para transformar, em cooperação com um parceiro forte, as nossas 83 fábricas em unidades semiautónomas e sustentáveis”, diz.

A Schaeffler já coopera com a up2parts e com a DMG MORI, outra parte interessada da up2parts, no centro de tecnologia de ferramentas de última geração da Schaeffler em Höchstadt. Juntas, estabeleceram um sistema integrado para digitalização do fabrico de ferramentas com criação de rotas baseadas em IA.

Check-up Media Schaeffler AI 2

Thomas Krämer, diretor de Tecnologia de Produção Avançada da Schaeffler e Co-CEO da up2parts, garante que a Schaeffler e a up2parts “têm uma parceria forte e estreita” e que a ideia é “fortalecê-la ainda mais agora”.

O desenvolvimento conjunto de um sistema inovador para a digitalização do fabrico de ferramentas será inovador: utilizando inteligência artificial, a Schaeffler poderá, por exemplo, planear mapas de rotas de forma ainda mais eficiente no futuro.

“Também desenvolveremos uma solução AUTOCAM baseada em ‘nuvem’ para a criação automática de programas de usinagem para máquinas-ferramentas”, sublinha o responsável.

Além da Schaeffler, a Sandvik também investe na up2parts. A Sandvik é um grupo global de engenharia de alta tecnologia que fornece soluções que melhoram a produtividade e a sustentabilidade para os setores de manufatura, mineração e infraestrutura.

“A Schaeffler e a Sandvik não só fortalecem a nossa base financeira, como, também, contribuem com conhecimentos valiosos e de mercado. A sua experiência ajudar-nos-á a tornar realidade a nossa visão de um cenário de produção digital e eficiente”, afirma Marco Bauer, co-diretor administrativo da up2parts.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Ligeiros