A Schaeffler celebrou um contrato de compra de energia de longo prazo com a Statkraft Markets GmbH, produtor internacional líder no campo de energias renováveis. A partir de 2023, a Schaeffler obterá energia fotovoltaica da Statkraft.
“O volume fornecido corresponderá a 11% das necessidades totais de eletricidade da Schaeffler na Alemanha, constituindo mais um grande passo em frente na tentativa da empresa de alcançar a neutralidade climática total nas suas próprias operações de produção até 2030”, adianta.
A Schaeffler também está a procurar alcançar a neutralidade climática na área de criação de valor upstream e, portanto, com total neutralidade climática até 2040. A eletricidade fornecida equivale, aproximadamente, à necessidade anual da fábrica na sede da Schaeffler AG, na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha.
Andreas Schick, diretor de operações da Schaeffler AG, afirma que o “acordo de fornecimento com a Statkraft é um marco para a Schaeffler”. Segundo diz, “prova que levamos a sustentabilidade a sério e, fiel ao lema ‘o verde faz a diferença’, estamos, ativamente, comprometidos em alcançar um futuro melhor e mais sustentável”.
E vai mais longe: “A Statkraft é pioneira no campo de energias renováveis e será um parceiro confiável na redução das emissões de gases com efeito estufa na nossa rede de fábricas”, diz.
“O contrato de compra de energia ilustra a nossa abordagem holística na área de sustentabilidade e garante, também, os futuros requisitos de energia verde para as nossas fábricas alemãs a preços calculáveis”, frisa.
“Estamos muito satisfeitos por apoiar as metas de sustentabilidade da Schaeffler AG através deste contrato de compra de energia verde”, afirma, por sua vez, Carsten Poppinga, vice-presidente sénior de comércio da Statkraft.
“Fornecer às empresas industriais soluções de energia verde personalizadas e de elevada qualidade é o nosso principal negócio. Além disso, os contratos de energia verde são uma alternativa real de proteção aos contratos de fornecimento de energia convencionais em tempos de preços de energia altos e altamente voláteis”, diz.
A Schaeffler está a dar atenção especial à sustentabilidade e está comprometida com a meta de 1,5° estabelecida pelo Acordo de Paris – uma tarefa fundamental na qual as metas climáticas ambiciosas para toda a empresa devem desempenhar um papel importante.
Na tentativa de alcançar operações de produção interna neutras em termos climáticos, a partir de 2030 a Schaeffler apostará em medidas de redução e na utilização de energias renováveis, pretendendo reduzir as emissões de produção em três quartos até 2025. Um programa de eficiência energética, por exemplo, uma economia total de 47 gigawatts-hora será alcançada, anualmente, a partir de 2022.
Desde 2020 e 2021, respetivamente, todos os locais de produção na Alemanha e na União Europeia estão a garantir 100% da sua eletricidade de fontes renováveis. Até 2024, todos os locais do mundo terão 100% da sua eletricidade a partir de fontes de energia renovável.
O projeto atual com a Statkraft vai um passo mais além ao permitir que o Grupo Schaeffler celebre contratos de compra de energia voltados para instalações de produção específicas para energias renováveis.
Mais sobre a Schaeffler aqui.