A Schaeffler está a expandir o seu campus de produção e desenvolvimento de mobilidade elétrica existente em Bühl, na Alemanha, adicionando um novo complexo de edifícios. A instalação ocupará uma área de 8.000 m2 e servirá como novo “centro de excelência para mobilidade eletrificada, na sede da Schaeffler Automotive Technologies”, assegura a empresa, em comunicado.
O projeto de construção representa um investimento de cerca de 50 milhões de euros. “Estamos a ampliar muito as nossas atividades em mobilidade elétrica e a adquirir grandes projetos de clientes”, avança Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG.
Em 2021, a Schaeffler registou mais de mil milhões de euros em vendas de soluções de powertrain eletrificadas. Além disso, o fornecedor dos setores automóvel e industrial garantiu novos projetos de mobilidade elétrica em todo o mundo no valor de 3,2 mil milhões de euros. “Isso foi seguido por mais 3,2 mil milhões euros em novos pedidos no primeiro semestre de 2022, já atingindo a meta anual para 2022 nos primeiros seis meses”, revela a Schaeffler.
Muitos desses projetos de clientes “altamente complexos” acabarão por ser tratados no campus de mobilidade elétrica agora expandido. “Estamos a criar novos espaços de trabalho de última geração para as nossas inovações em mobilidade elétrica”, afirma Matthias Zink. A nova instalação faz parte do programa estratégico Roadmap 2025 da Schaeffler e representa um marco importante na expansão das capacidades de mobilidade elétrica da empresa.
A construção começará em setembro de 2022, com conclusão prevista para o outono de 2024. “A construção do centro de desenvolvimento é um sinal importante para Bühl como local de negócios e especialmente para o futuro dos seus colaboradores”, diz o presidente da Câmara de Bühl, Hubert Schnurr.
Após o anúncio da sede global da divisão Schaeffler Automotive em Bühl, no ano de 2018, Hubert Schnurr reconhece a construção do centro de desenvolvimento como outro sinal claro da empresa de que não apenas fortalecerá a localização de Bühl, como, também, posicionará a empresa para a “mobilidade do futuro”.
Credenciais de sustentabilidade
O novo complexo, no parque industrial de Bussmatten, em Bühl, na Alemanha, será constituído por dois edifícios ligados por uma ponte. Terá uma área total de 15.000 m2, proporcionando espaço para os cerca de 400 colaboradores trabalharem em projetos de clientes e desenvolverem novos sistemas para powertrains elétricos.
“No futuro, a Schaeffler está ansiosa para adquirir cada vez mais projetos envolvendo sistemas integrados mecânicos, eletrónicos e de software. Para gerir de forma otimizada essas complexidades, estamos a construir equipas de projeto fortes e um ambiente de trabalho orientado para o futuro”, refere Jochen Schröder, responsável da divisão de negócios de E-Mobility da Schaeffler.
A instalação contará com espaços de trabalho para equipas interdisciplinares, ampla colaboração e zonas de rede, bem como áreas de laboratório e oficina. Existem, também, planos para um centro de conferências. O novo complexo complementará os três edifícios da Schaeffler existentes em Bussmatten, onde a empresa está já a desenvolver e a fabricar componentes e sistemas para mobilidade elétrica.
Os aspetos ambientais e a sustentabilidade terão um papel central desde o início. O complexo gerará a maior parte da sua eletricidade utilizando instalações solares no telhado e na fachada. O arrefecimento sustentável e a geração de calor serão fornecidos por bombas de calor e um tanque de coleta no local recolherá a água da chuva para uso em várias aplicações, como irrigação e descargas sanitárias. O novo complexo será construído de acordo com o DGNB Gold Standard (Conselho Alemão de Sustentabilidade).
Produção de motores elétricos
Num dos edifícios existentes na unidade de Bussmatten – uma unidade de produção utilizada para a produção de componentes de transmissão – a Schaeffler está, atualmente, a construir uma planta ultramoderna para motores elétricos conhecida como UltraELab.
“Esta fábrica de referência global está a ser construída de acordo com os princípios do conceito de “fábrica ultraeficiente” desenvolvido pelo estado federal de Baden-Württemberg em parceria com a Schaeffler e outros.
“Além de elevar o nível de eficiência e produtividade, o nosso objetivo com o UltraELab é dar uma contribuição real para uma maior sustentabilidade”, afirma Jochen Schröder.
Esses objetivos serão alcançados, sobretudo, através da produção ágil e flexível de motores elétricos, o coração de todo powertrain elétrico.
Em vez de utilizar linhas de produção fixas, a empresa fabricará os motores usando módulos flexíveis de tecnologia digitalizada que podem ser reorganizados e redimensionados conforme necessário.
“Graças às interfaces padronizadas e à integração de TI de última geração, os módulos serão muito mais simples e rápidos de configurar do que os sistemas convencionais”, garante a Schaeffler.
Este conceito de produção “inovador” está a ser desenvolvido no âmbito do projeto AgiloDrive2 liderado pela Schaeffler, juntamente com outros 17 parceiros do consórcio, com apoio financeiro do Ministério Federal de Assuntos Económicos e Ação Climática da Alemanha (BMWK).
“O nosso objetivo é alcançar uma produção flexível e eficiente de motores elétricos inovadores”, diz Jochen Schröder. Uma planta piloto na qual os especialistas podem testar a instalação de produção ágil já existe no local. Emparelhado com um gémeo digital, servirá como modelo para a instalação de produção em escala industrial planeada.
“Ao integrar de perto o desenvolvimento e a produção de motores elétricos num único local, estamos a aproveitar as principais sinergias para a melhoria contínua do produto”, remata Jochen Schröder.
Mais sobre a Schaeffler aqui.