A Schaeffler, fornecedor dos setores automóvel e industrial, garantiu o segundo lugar na lista final do “CLEPA Innovation Award 2022” na categoria “Mobilidade Limpa e Sustentável”, graças à sua solução de revestimento Enertect PC+.
A CLEPA (Associação Europeia de Fornecedores Auto) concede o prémio a inovações excecionais que se destinam a mobilidade inteligente e sustentável. Os candidatos com as três melhores tecnologias foram selecionados do total de 104 inscrições e convidados para a ronda final decisiva em Bruxelas.
A solução Enertect PC+ consiste num novo sistema de revestimento de elevado desempenho que torna as placas bipolares metálicas, componentes-chave em sistemas de células de combustível, mais eficientes, menos dispendiosas e ainda mais sustentáveis.
Em vez de titânio ou grafite, que contribuem com pegadas de produção desproporcionalmente elevadas em termos de equivalentes de CO2, o aço é utilizado como metal base para o revestimento. Com esta inovação, a Schaeffler contribui, decisivamente, para estabelecer a tecnologia do hidrogénio na mobilidade do futuro.
A Schaeffler aplica mais de mil milhões de componentes por ano em sistemas de revestimento modulares orientados para a aplicação que podem ser adaptados precisamente aos requisitos mais exigentes de proteção contra corrosão ou desgaste, bem como à redução de atrito.
Este know-how está a ser, constantemente, transferido para novas áreas de negócio, incluindo a tecnologia de hidrogénio.
No verão de 2022, a Schaeffler estabeleceu a joint venture “Innoplate” com a Symbio, com o objetivo de fabricar placas bipolares para células de combustível em grande volume e iniciar a produção em larga escala até 2024.
Enertect PC+ é um revestimento nano a micro estruturado, extremamente fino, livre de metais preciosos e de elevado desempenho para placas bipolares metálicas em células de combustível de membrana de troca de protões (PEM).
Em vez de titânio ou grafite, o aço pode ser usado como material de base para o revestimento. Tal reduz, consideravelmente, os custos. O processamento mais fácil do aço também facilita a produção em grandes séries.
Comparado com revestimentos alternativos à base de metais preciosos, esta solução tem uma pegada de carbono cerca de 99% inferior. Como resultado, a pegada global de carbono da placa bipolar é cerca de 20% menor do que a dos produtos convencionais.
Com o Enertect PC+, a Schaeffler complementa o seu sistema de revestimento modular de sucesso com uma nova família de produtos para tecnologias de hidrogénio altamente sustentáveis.
Mais sobre a Schaeffler aqui.