Schaeffler eletrifica veículos comerciais e irá mostrá-lo no IAA Transportation

Empresa exibirá a nova e inovadora família de motores elétricos refrigerados a óleo, bem como tecnologia de eletrónica de potência de 800 V, componentes e sistemas de gestão térmica.

A Schaeffler está a desenvolver tecnologia de alta tensão para os veículos comerciais eletrificados ligeiros e pesados ​​de amanhã. No futuro, haverá cada vez mais veículos comerciais com motores elétricos nas estradas, à medida que os fabricantes de camiões forem tomando medidas para alcançar uma redução de 15% nas emissões de CO2 até 2025, conforme exigido pela UE. Outras reduções são obrigatórias para 2030.

“Sem a indústria de transporte e logística a bordo, não será possível cumprir as metas climáticas do mundo”, diz Matthias Zink, CEO da Schaeffler Automotive Technologies. Cerca de 60% de todas as viagens de camião são inferiores a 500 km e, portanto, estão dentro da autonomia alcançável por camiões elétricos movidos a bateria com uma única carga.

Camiões elétricos também são uma solução de transporte de mercadorias com emissões zero e baixo ruído, o que não entrará em conflito com as restrições cada vez mais rigorosas da circulação de veículos no centro das cidades. Outra vantagem que os e-trucks têm sobre os camiões com motor de combustão interna é a capacidade de recuperar energia no trânsito urbano de paragens e arranques.

“O mundo precisa de tecnologias inovadoras de eletrificação de fornecedores como a Schaeffler”, frisa Matthias Zink. Para ajudar na transição para motorizações eletrificadas, a Schaeffler desenvolveu uma nova e inovadora família de produtos de motores elétricos refrigerados a óleo, que estarão em exibição, pela primeira vez, no IAA Transportation 2022, em Hanover. A empresa também apresentará a sua tecnologia de eletrónica de potência de 800 V, além de componentes e sistemas para gestão térmica em veículos comerciais.

Os novos motores elétricos de elevado desempenho da Schaeffler são escaláveis, eficientes e extremamente robustos. E anunciam uma eficiência de mais de 97% e uma potência de acionamento contínua de até 300 kW, recursos possibilitados por um sistema de refrigeração de óleo inovador desenvolvido pelos especialistas da Schaeffler.

Check-up Media Schaeffler power electronics

Outra característica importante é a tecnologia de enrolamento de ondas usada nos estatores. A Schaeffler é das poucas empresas em todo o mundo a dominar esta nova tecnologia de bobinagem, que resulta em motores elétricos com densidades de potência muito altas.

“Usaremos a nossa ampla experiência em mobilidade eletrificada para dar uma contribuição decisiva para a descarbonização do comércio veículos”, diz Jochen Schröder, responsável de E-Mobility da Schaeffler.

A Schaeffler está a desenvolver os seus motores elétricos em várias séries escaláveis ​​para cobrir todas as classes de potência de forma económica, apesar dos volumes de produção de acionamento elétrico comparativamente baixos no setor de veículos comerciais.

Check-up Media Schaeffler thermal management single smart valve

Os motores serão usados ​​em veículos on-road e off-road, acionamentos totalmente elétricos e híbridos e em configurações de eixo elétrico e acionamento central. Também são especialmente projetados para dar resposta aos requisitos de vida útil dos veículos comerciais.

Os primeiros motores elétricos da Schaeffler para veículos comerciais entrarão em produção no ano de 2023. Esta segunda família de motores de 800 V refrigerados a água oferece uma potência contínua máxima de 180 kW e gera um binário máximo de 950 Nm. Incorporam enrolamentos do estator em gancho, que a Schaeffler produz internamente.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Ligeiros