A Schaeffler e a VDL Groep estão a explorar, em conjunto, o desenvolvimento e a produção de uma nova geração de shuttles autónomos para transportes públicos.
As duas empresas familiares apresentarão uma primeira demonstração, bem como toda a tecnologia relevante de eletrificação e condução autónoma, no IAA Mobility, em Munique. Os iniciadores pretendem reunir as suas competências tecnológicas e conhecimentos em engenharia de sistemas, desenvolvimento, produção e transporte público.
Para este conceito de mobilidade progressivo e inovador, a Schaeffler e a VDL Groep cooperarão com a Mobileye, que fornecerá aos veículos de transporte sistemas de condução autónoma.
Os dois parceiros encontram-se, atualmente, em negociações avançadas com autoridades e operadores de transportes públicos para iniciar projetos-piloto. De acordo com o roteiro, os testes dos veículos nas ruas serão possíveis, provavelmente, a partir de 2025.
Ecossistemas de mobilidade
Em todo o mundo, o conceito de mobilidade está, atualmente, a ser reinventado. Muitas áreas metropolitanas estão a complementar a sua oferta de mobilidade com conceitos de transporte alternativos para proporcionar uma mobilidade sustentável e facilmente acessível.
Os operadores de transportes públicos estão a explorar soluções de condução autónoma, permitindo aumentar os volumes de tráfego, mesmo considerando a escassez de motoristas.
Especialmente fora das horas de ponta, os veículos maiores seriam, progressivamente, substituídos por veículos mais pequenos e autónomos, baseados em serviços a pedido, que constituem uma solução perfeita para tornar o transporte público localmente isento de emissões e de baixo ruído.
“Os transportes autónomos podem ser solicitados pelos consumidores através de uma aplicação e deverão mudar o transporte público nos próximos anos. Prevê-se que a procura de serviços de transporte autónomos aumente nos próximos anos, especialmente em muitas das principais cidades da Europa, América do Norte e partes da Ásia até final deste século”, refere o comunicado.
“A cooperação estratégica prevista entre a Schaeffler e a VDL Groep sublinha a importância de se envolver nestes desenvolvimentos numa fase inicial. Juntas, ambas as empresas pretendem acelerar o desenvolvimento de veículos de transporte que possam ser fabricados em escala comercial”, explica a Schaeffler.
“Os veículos de transporte autónomos tornar-se-ão elementos integrantes dos ecossistemas de mobilidade modernos. Levarão as pessoas de ‘A’ para ‘B’ de forma segura, rápida, fácil e aumentarão a acessibilidade à mobilidade para todas as pessoas que vivem nas cidades e nas zonas rurais”, dá conta Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.
E vai mais longe: “Na Schaeffler, queremos apoiar este desenvolvimento com a melhor engenharia de sistemas, bem como com tecnologia automóvel inovadora de forma sustentável. Este objetivo é melhor alcançado com parceiros fortes. Estamos mais do que felizes por nos unirmos à VDL Groep e à Mobileye”.
Por sua vez, Willem van der Leegte, presidente e CEO da VDL Groep, afirma que os “transportes autónomos desempenharão um papel importante nas nossas futuras necessidades de mobilidade”.
Mais: “Este conceito de veículo enquadra-se perfeitamente na nossa ampla solução de mobilidade, que abrange design, eletrificação, conectividade, autonomia e serviços. É claro que esta cooperação planeada é, também, uma oportunidade fantástica para sermos pioneiros e inovarmos com os nossos estimados parceiros Schaeffler e Mobileye”, refere.
Nível 4: sem condutor
O VDL Groep lidera como inovador em áreas como a produção de autocarros e automóveis, sendo pioneiro europeu na eletrificação de veículos pesados. “A Schaeffler é um fornecedor automóvel líder mundial de sistemas e componentes para grupos motopropulsores eletrificados, bem como sistemas de direção inovadores”, pode ler-se no mesmo documento.
“A empresa lançou o chamado chassis rolante, que combina um powertrain totalmente elétrico, sistema steer-by-wire e bateria numa solução modular. A plataforma Mobileye Drive projetada para veículos de transporte permite a condução autónoma usando processadores EyeQ especialmente desenvolvidos, sistemas de sensores redundantes de câmaras surround e deteção LiDAR/radar, bem como soluções de mapeamento”, revela.
“Todo o potencial da mobilidade autónoma para transformar as nossas comunidades para melhor só pode ser alcançado se as tecnologias forem seguras, acessíveis e escaláveis. Trabalhando com a Schaeffler e a VDL Groep, temos a estratégia e as equipas certas para tornar a mobilidade como serviço numa realidade num futuro muito próximo”, afirma Johann Jungwirth, vice-presidente de veículos autónomos da Mobileye.
A Alemanha deverá ser o primeiro país onde operarão os transportas recém-desenvolvidos e fabricados, beneficiando do facto de ser o primeiro país da Europa a aprovar o nível 4 do SAE para utilização em vias públicas.
A Schaeffler e a VDL Groep pretendem desenvolver e construir shuttles para operadores de transportes públicos que operarão os veículos dentro de um ecossistema abrangente. As empresas já iniciaram negociações com operadoras para aquisição de projetos piloto com o intuito de comprovar o conceito e montar um ecossistema escalável com interfaces abertas.
Os volumes de produção alvo dependerão das vendas alcançáveis, mas prevê-se que produzam alguns milhares de veículos por ano a partir de 2030. A produção está prevista para ocorrer no Centro de Inovação em Mobilidade da VDL Groep, em Born, nos Países Baixos.
Mais sobre a Schaeffler aqui.