powered by

Schaeffler e H2 Green Steel intensificam cooperação

Schaeffler canalizará o seu know-how para o desenvolvimento de novos produtos siderúrgicos, como o green e-steel destinado à mobilidade elétrica.

A Schaeffler, empresa de tecnologia de movimento, e a start-up sueca H2 Green Steel decidiram intensificar a sua já estreita parceria. As duas empresas tomaram a decisão no decurso de uma recente ronda de financiamento de capital, na qual a Schaeffler concordou em investir mais 65 milhões de euros, um aumento significativo que eleva a sua participação total para 100 milhões de euros.

Este é o maior capital que a Schaeffler alguma vez investiu numa participação minoritária noutra empresa. Como parceiro tecnológico estratégico da H2 Green Steel, a Schaeffler canalizará o seu know-how para o desenvolvimento de novos produtos siderúrgicos, como o green e-steel para mobilidade elétrica.

Além disso, as duas empresas irão desenvolver, em conjunto, novas aplicações para a utilização de soluções sustentáveis de rolamentos na produção. O objetivo é maximizar a eficiência da produção através do uso de componentes de primeira linha e soluções integradas de monitorização de condições. As duas empresas também beneficiarão da experiência mútua nas áreas da digitalização e da economia circular.

“Alcançar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor requer cooperação entre parceiros fortes que estejam dispostos a avançar juntos com compromisso e determinação”, afirmou Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

“A Schaeffler e a H2 Green Steel são pioneiras com verdadeiro poder inovador e, agora, estamos a criar sinergias ainda mais nesses pontos fortes. O aumento da participação de capital e a parceria tecnológica estratégica seguem-se ao acordo off-take de 2021 como o próximo passo lógico à medida que as nossas duas organizações procuram trabalhar juntas ainda mais. Juntos, estamos a dar uma contribuição significativa para a transformação global da indústria siderúrgica e para a redução das emissões de CO2”, explicou.

A Schaeffler persegue o objetivo abrangente de ser totalmente neutra para o clima até 2040. Até 2030, a empresa pretende alcançar a neutralidade climática nos seus próprios processos de produção (Escopos 1 e 2) e uma redução de 25% nas emissões da sua cadeia de fornecimento (Escopo 3 a montante).

Check-up Media Schaeffler H2 Green Steel 2

Para atingir estas metas ambiciosas, a Schaeffler está a concentrar-se sistematicamente na descarbonização dos materiais que mais utiliza – incluindo, sobretudo, o aço. Todos os dias úteis, a empresa processa, aproximadamente, o equivalente a uma Torre Eiffel em aço – algo perto das 7.000 toneladas.

A vantagem do aço verde adquirido da H2 Green Steel é que tem até 95% menos emissões de CO2 incorporado (Escopo 3 a montante) do que o aço convencional produzido através da rota de alto-forno.

Andreas Schick, diretor de Operações da Schaeffler AG, explicou que, “para a Schaeffler, o aço é a alavanca decisiva para descarbonizar a nossa cadeia de abastecimento. A parceria com a H2 Green Steel leva-nos num longo caminho rumo ao nosso objetivo de neutralidade climática”.

E concluiu: “Estamos orgulhosos de ser o primeiro fornecedor de nível 1 do mundo a trabalhar com a H2 Green Steel como um parceiro tecnológico estratégico. Este é um investimento sustentável e de longo prazo na rede da Schaeffler para esta categoria de materiais de vital importância”.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Pesados