Ao introduzir novos regulamentos técnicos, a FIA não está apenas a garantir mais segurança e igualdade de oportunidades. Está, também, a impulsionar o desenvolvimento de cadeias cinemáticas através do WRC, que terá a sua 50.ª edição este ano.
“Para a Schaeffler e para a Compact Dynamics, o desporto automóvel tem assumido um papel preponderante no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a produção em larga escala de soluções na área da mobilidade elétrica”, refere Jochen Schröder, responsável da Divisão de Negócios de Mobilidade Elétrica da Schaeffler.
“Estamos muito satisfeitos pelo facto de a nossa subsidiária Compact Dynamics desempenhar um papel decisivo no futuro do Mundial de Ralis da FIA (WRC) como parceiro da série. Como pioneiros da mobilidade, a Schaeffler e a Compact Dynamics reconhecem o potencial do desporto motorizado para o desenvolvimento de inovadoras tecnologias futuras numa fase inicial e implementaram uma estratégia da pista para a estrada”, acrescenta.
O coração do novo conceito de acionamento é um sistema híbrido de elevado desempenho da Compact Dynamics, que combina um motor/gerador, uma unidade de controlo e uma bateria com capacidade de 3,9 kWh (fornecido pela Kreisel Electric), num envelope de design muito pequeno.
O sistema pesa apenas 87 kg e é montado transversalmente no centro dos novos carros Rally1 como uma unidade plug-in. É conectado ao trem de força por intermédio de um eixo ligado ao diferencial traseiro, correspondendo, portanto, à topologia P3.
“O sistema é um marco na tecnologia híbrida”, frisa Oliver Blamberger, managing director da Compact Dynamics. “Durante os eventos, os veículos são conduzidos em modo puramente elétrico em áreas específicas, como a de serviço ou as chamadas zonas de veículos elétricos híbridos (HEV)”, acrescenta.
A juntar aos 286 kW (390 cv) do motor de combustão interna, o sistema híbrido fornece aos pilotos de ralis mais 100 kW de potência extra durante as etapas especiais. A bateria de tração pode, também, ser recarregada através da recuperação da energia em travagem durante as etapas.
Mais sobre a Schaeffler aqui.