O fornecedor dos setores automóvel e industrial Schaeffler recebeu o prémio “Golden Steering Wheel” (“Goldenes Lenkrad”, em alemão) graças ao seu sistema de eixo elétrico “2 em 1” (e-axle). Entregue pela revista automóvel alemã Auto Bild e pelo jornal nacional do mesmo país Bild am Sonntag, o prémio é dos mais cobiçados da indústria automóvel da Europa.
O sistema de eixo integrado da Schaeffler levou a melhor sobre diversos concorrentes de qualidade para garantir a maioria dos votos dos leitores e a decisão final do júri, ficando entre os primeiros na categoria “Inovação do Ano”.
Matthias Zink, CEO de Automotive Technologies da Schaeffler, não escondeu a sua satisfação. “Estamos muito orgulhosos de ter recebido este importante prémio. Fomos reconhecidos, uma vez mais, pelo nosso espírito pioneiro e compromisso bem-sucedido com a mobilidade elétrica. As nossas soluções inovadoras tornam-nos num parceiro-chave na transformação para um futuro eletrificado e mais sustentável”, disse.
O eixo “2 em 1” da Schaeffler consiste num sistema integrado que contempla uma engrenagem de redução e um motor elétrico numa única unidade compacta. As suas características mais relevantes incluem densidade de potência extremamente elevada e desempenho acústico excecional.
Graças ao seu design modular, o sistema pode dar resposta a uma ampla gama de requisitos do cliente e é adequado para uma série de plataformas de veículos, sejam eles híbridos ou 100% elétricos. Após o seu lançamento no mercado chinês, este ano, o e-axle também está prestes a ser implementado por um construtor europeu de automóveis.
A Schaeffler está, constantemente, a tornar os seus sistemas de eixos elétricos mais integrados, oferecendo espaço adicional para soluções altamente inovadoras. Por exemplo, no ano passado, a empresa recebeu vários pedidos de eixos elétricos “3 em 1” completos, sistemas que incluem eletrónica de potência, motor elétrico e transmissão.
A divisão de negócio E-Mobility da Schaeffler está na vanguarda das iniciativas da empresa para impulsionar a transformação da mobilidade elétrica. Criada em 2018, este departamento já assegurou pedidos de produção de volume em todos os níveis de eletrificação, para automóveis e veículos comerciais.
A Schaeffler prevê que a sua divisão de negócio E-Mobility possa gerar entre dois a três mil milhões de euros em novos negócios anualmente, a partir de 2022. “Estou muito orgulhoso de minha equipa e gostaria de agradecer a cada um deles”, afirmou, por seu turno, Jochen Schröder, chefe da divisão de negócio E-Mobility da Schaeffler.
“As nossas equipas de mobilidade elétrica trabalham com grande paixão e compromisso para desenvolver soluções altamente inovadoras para a mobilidade de amanhã – soluções que apresentam elevados níveis de integração vertical, modularidade e escalabilidade”, acrescentou.
E concluiu: “O que nos diferencia é o compromisso que assumimos com a qualidade, a nossa compreensão de sistemas complexos e a especialização superior que temos em sistemas de produção e tecnologia. O que significa que somos capazes de fazer a transição de inovações para a produção em série de forma rápida e económica, dando resposta às necessidades individuais do cliente”.
Mais sobre a Schaeffler aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade