Schaeffler desenvolve mobilidade a hidrogénio para veículos comerciais

A presença da Schaeffler no IAA Transportation 2022 ficará marcada pela apresentação de um veículo movido a célula de combustível, fruto da colaboração com a REFIRE.

O foco da Schaeffler em sistemas de acionamento para veículos comerciais inclui a tecnologia de hidrogénio, especialmente para aplicações de longo curso. A empresa está a desenvolver componentes inovadores para sistemas de células de combustível e a lançar as bases para que sejam produzidos em escala industrial.

“A Schaeffler encara as fuel cells como uma parte importante do mix geral de tecnologias de acionamento para veículos comerciais”, refere Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG. A empresa vai estrear no próximo IAA Transportation, em Hanover, um veículo de demonstração construído desde o início com base numa van elétrica.

Para isso, a Schaeffler colaborou com a REFIRE, fornecedora líder global de tecnologias comerciais de células de combustível de hidrogénio. O veículo é conduzido por um eixo eletrónico “3 em 1” alimentado por um sistema de célula de combustível. O seu eixo elétrico, pilha de células de combustível, sistema de controlo e sistema de gestão de energia foram projetados e construídos pelos especialistas em mobilidade elétrica da Schaeffler.

A Schaeffler apresenta o veículo como um exemplo de interoperabilidade ideal entre acionamento elétrico, célula de combustível e tecnologia de bateria de iões de lítio. “Inicialmente, os acionamentos de células de combustível serão usados, principalmente, em veículos comerciais de longo curso. As vans também beneficiarão desta tecnologia porque cobrem, regularmente, distâncias maiores”, explica Matthias Zink.

Os vários componentes e sistemas que compõem as células de combustível incluem placas bipolares, que são componentes integrais da pilha de células de combustível, representando até 80% do peso da pilha e até 65% do volume da mesma, apesar de cada placa ter apenas 50 a 100 mícrones de espessura.

A Schaeffler desenvolve placas bipolares metálicas desde 2017 e, atualmente, produz as mesmas numa fábrica piloto em Herzogenaurach.

O processo de fabrico de placas bipolares baseia-se na ampla experiência da empresa em vários processos de produção, incluindo conformação a frio, estampagem, união e tratamento de superfície.

“Estamos a utilizar a nossa tecnologia de conformação e estampagem de alta precisão e processos inovadores de revestimento de superfície para fazer placas bipolares ultra eficientes e de elevado desempenho”, disse Jochen Schröder, responsável da Divisão de Negócios de E-Mobility da Schaeffler.

Check-up Media Schaeffler fuel cell powered vehicle

Para a Schaeffler, o desenvolvimento de processos como conformação e revestimento para peças de aço extremamente finas, como placas bipolares, foi, em grande parte, um caso de adaptação de processos que já utiliza há muitos anos no fabrico de componentes de motores e transmissões.

A empresa está, também, a aproveitar o seu know-how na área dos rolamentos para desenvolver vários destes componentes axiais e radiais para alimentação de ar de célula de combustível, bicos para recirculação de hidrogénio e componentes-chave para o sistema de gestão de líquido de refrigeração, incluindo um módulo de gestão térmica e válvulas inteligentes para regulação descentralizada de líquido de refrigeração.

Além disso, a Schaeffler está a aumentar, continuamente, a sua experiência e capacidades no controlo de sistemas de células de combustível, incluindo módulos de software para funções específicas de células de combustível.

Em todos os aspetos do seu trabalho de otimização e desenvolvimento de células de combustível, a Schaeffler mantém um foco intransigente na produção de componentes e subsistemas que trabalham juntos de forma eficiente como sistemas integrados. Os seus especialistas em hidrogénio construíram um sistema completo de células de combustível especificamente para aplicações móveis e incorporaram-no num veículo de demonstração.

Veículo esse que será apresentado ao público, pela primeira vez, no IAA Transportation (Stand U47 ao ar livre). Dispõe de uma bateria de 13 kWh, tem uma potência máxima de 85 kW e um sistema de célula de combustível classificado para uma potência contínua de 50 kW.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

Vicauto
Febi TruckAser aftermarket AutomotiveMewaStratioMercedez EQE BannerMF Pinto Import. export peças, S.A.

artigos relacionados

Últimas

Internacional