powered by

Schaeffler conclui parceria com fabricante de hidrogénio Lhyfe

Além da compra de “hidrogénio verde”, parte do acordo visa uma parceria tecnológica para promover a utilização das pilhas de eletrólise da Schaeffler.

A Schaeffler assinou uma carta de intenções (LOI, na sua sigla em inglês) com o fabricante francês de hidrogénio Lhyfe, com vista à produção e aquisição de “hidrogénio verde”.

A Lhyfe produz e fornece “hidrogénio verde” para mobilidade e aplicações industriais. Os locais de produção permitem o fabrico regional e local de “hidrogénio verde” em quantidades industriais.

Assim, uma fábrica de eletrólise, com capacidade de até 15 megawatts, será construída e operada pela Lhyfe nas instalações da Schaeffler em Herzogenaurach, na Alemanha. A partir de 2025, a unidade fornecerá à fábrica da Schaeffler em Herzogenaurach e a outros clientes regionais cerca de 3,7 toneladas diárias de “hidrogénio verde”.

A Schaeffler espera que a mudança para este transportador de energia renovável, em combinação com a utilização de calor residual da fábrica de eletrólise como um abastecimento de calor para a sua localização em Herzogenaurach, se traduza em reduções significativas nas emissões de CO2.

A fábrica de eletrólise altamente eficiente fornecerá “hidrogénio verde” para outros locais da Schaeffler, bem como para clientes na região mais ampla, como municípios e postos de abastecimento de hidrogénio. Além da compra de “hidrogénio verde”, parte do acordo visa uma parceria tecnológica para promover a utilização das pilhas de eletrólise da Schaeffler.

“A mudança de combustíveis fósseis para energia renovável é crucial para atingirmos a nossa meta de produção com impacto neutro em termos climáticos até 2030”, disse Andreas Schick, diretor de operações da Schaeffler AG.

“Na Lhyfe, encontrámos um parceiro inovador para dar resposta à procura de ‘hidrogénio verde’ para a nossa fábrica em Herzogenaurach a longo prazo. Este acordo destaca o compromisso estratégico da Schaeffler com a sustentabilidade e a tecnologia do hidrogénio”, acrescentou.

Já Luc Graré, responsável de negócios da Europa Central e Oriental da Lhyfe, disse: “Estamos orgulhosos de apoiar uma grande empresa como a Schaeffler AG na sua transformação para uma produção neutra em termos climáticos até 2030”.

E foi mais longe: “O rápido fornecimento de ‘hidrogénio verde’ continua a ser uma enorme tarefa. Projetos de grande porte, como o da Schaeffler, comprovam a disponibilidade imediata da tecnologia, proporcionam confiança e dão segurança ao mercado, fortalecendo o ‘apetite’ por investimentos”.

Check-up Media Schaeffler Lhyfe 2

O hidrogénio é uma das áreas de negócios estratégicas da Schaeffler e faz parte do Roadmap 2025 da empresa. Os eletrolisadores consistem em várias placas bipolares de metal aplicadas em camadas umas sobre as outras para formar pilhas.

Dentro de cada pilha, a eletricidade é utilizada para conduzir uma reação química na qual a água (H2O) é dividida nos seus componentes básicos, os gases oxigénio (O2) e hidrogénio (H2). A LOI prevê uma parceria tecnológica sob a qual a Schaeffler fornecerá eletrolisadores de membrana de eletrólito de polímero (PEM).

A Schaeffler fabrica pilhas de eletrolisadores que são ideais para aplicações descentralizadas na produção de hidrogénio”, frisou Florian Windisch, diretor do campo estratégico de negócios de hidrogénio da Divisão Industrial da Schaeffler.

“No âmbito da parceria tecnológica com a Lhyfe, iremos contribuir com este know-how e desenvolvê-lo ainda mais para o nosso negócio na Divisão Industrial. Esta parceria mostra que o mercado já nos vê como um parceiro preferencial para soluções inovadoras de eletrolisadores”, deu conta.

O CEO da Schaeffler, Klaus Rosenfeld, também não quis deixar de dar o seu testemunho: “A Schaeffler está no caminho certo no seu negócio de hidrogénio. Essa parceria apoiará não apenas as nossas atividades de eletrólise e células de combustível, mas, também, o nosso novo centro de competência para tecnologia de hidrogénio em Herzogenaurach”.

E concluiu: “Estou particularmente satisfeito por, além da joint venture com a Symbio, termos encontrado na Lhyfe outro parceiro francês para promover, em conjunto, o hidrogénio na Europa”.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional