powered by

Schaeffler apresentou-se “eletrificada” e “inteligente” no Salão de Xangai

Soluções para mobilidade sustentável. A Schaeffler apresentou-se no Salão de Xangai na sua máxima força. Facto a que não foi alheio o crescimento que tem registado na China.

A Schaeffler está a moldar a futuro da mobilidade em colaboração com os clientes. E demonstrou-o no Salão Automóvel de Xangai, que terminou no passado dia 28 de abril. Sob o lema “Soluções de condução eletrificada e inteligente da Schaeffler”, a empresa concentrou-se em criações inovadoras de componentes e sistemas especialmente direcionados para o mercado chinês.

Ao fazê-lo, a Schaeffler deu um passo importante para atingir as metas climáticas globais e para tornar a mobilidade ainda mais sustentável. “Na posição de líderes em mobilidade, somos pioneiros em fazer avançar a forma como o mundo se move”, afirmou Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

“Devido à nossa excelente experiência de produção, somos o parceiro preferencial dos clientes na China e em todo o mundo. Na qualidade de fornecedor dos setores automóvel e industrial, isto aplica-se a todas as áreas de mobilidade e a todos os tipos de movimento”, acrescentou.

Uma forma de reduzir as emissões de CO2 é a eletrificação inteligente e sustentável da unidade motriz. Como tal, a Schaeffler apresentou, no Salão de Xangai, soluções para todos os tipos de eletrificação. “Numerosas nomeações em série para todos os níveis de eletrificação demonstram que a Schaeffler está a operar com sucesso no campo da mobilidade elétrica”, frisou Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG.

“Enquanto parceira da indústria automóvel, a Schaeffler acompanha de perto as necessidades do mercado e as tendências de desenvolvimento de modo a oferecer uma solução personalizada para cada desafio tecnológico”, assegurou.

A produção em série de motores elétricos para módulos híbridos, transmissões híbridas e acionadores de eixo totalmente elétricos numa faixa de aplicação de 20 a mais de 300 kW começará este ano. A base dos motores elétricos produzidos pela Schaeffler é uma plataforma de tecnologia modular e altamente integrada.

Schaeffler electrification components scheme

O elevado nível de competência da Schaeffler na área da produção e a tecnologia relacionada com todos os componentes dos sistemas de acionamento elétrico são fatores chave para a produção em série. A empresa também apresentou um chassis rolante, solução de acionamento local livre de emissões para grandes cidades, tendo sido esta uma novidade no mercado chinês.

Os componentes da unidade e do chassis encontram-se reunidos em conjuntos compactos que economizam espaço: “módulos inteligentes de curva da Schaeffler”. Estes módulos incluem o motor do cubo da roda e a suspensão da roda, juntamente com o sistema de suspensão do veículo e o atuador da direção eletromecânica.

A direção do módulo de roda é projetada como um sistema eletromecânico steer-by-wire. A forma escolhida para a suspensão permite à roda atingir um ângulo máximo de 90°.

Em destaque no certame estiveram, também, as placas metálicas bipolares para tecnologia de células de combustível, que são fabricadas através de conformação e revestimento precisos na faixa de camada fina. Organizadas em pilhas, são o núcleo do sistema e desempenham um papel fundamental na produção de hidrogénio e na sua reconversão em energia elétrica.

Schaeffler metallic bipolar plates

Enquanto fornecedor dos setores automóvel e industrial, a Schaeffler dará uma contribuição significativa para implementar com sucesso a tecnologia de hidrogénio, com componentes e sistemas inovadores para células de combustível e eletrolisadores.

A Schaeffler assinou, aliás, um acordo de cooperação estratégica com a Refire, fornecedor líder de tecnologia de célula de combustível de hidrogénio na China. Nos termos deste acordo, a Schaeffler e a Refire irão cooperar nas principais áreas de tecnologia de células de hidrogénio, como placas bipolares e sistemas de gestão térmica. As duas partes irão promover, em conjunto, a industrialização de células a combustível de hidrogénio.

A China tem desempenhado um papel fundamental para o sucesso comercial da Schaeffler, desde que a empresa lá entrou, em 1995. Apesar do ambiente de mercado desafiante, a Schaeffler registou um crescimento de vendas ajustado à taxa de câmbio de 8,7% em 2020. E este mercado asiático foi responsável por 23,4% do total de vendas da empresa.

Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, referiu mesmo que “a China é um dos mercados e regiões mais importantes para o Grupo Schaeffler. E com certeza que se tornará num dos principais motores da recuperação económica global”.

E concluiu: “Enquanto fornecedor dos setores automóvel e industrial global, queremos ser pioneiros no movimento para fazer avançar a forma como o mundo se move. Para isso, continuaremos a investir na China e a dar a nossa contribuição para apoiar os clientes no crescimento e na obtenção de um desenvolvimento sustentável”.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Expomecanica

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Ligeiros

Internacional