Em rede, flexível, sustentável e ecologicamente correto. As novas tendências de mobilidade estão a fazer com que a procura por produtos e tecnologia seja elevada. A Schaeffler adota uma abordagem holística do movimento e oferece soluções para responder a todos os requisitos do cliente, incluindo os da área da micromobilidade.
Na Eurobike 2021, que decorre até amanhã, dia 4 de setembro, em Friedrichshafen, o fornecedor dos setores automóvel e industrial apresenta o novo sistema “bike-by-wire”, designado Free Drive, como uma solução inovadora para bicicletas.
O sistema de acionamento sem corrente, desenvolvimento conjunto com o especialista em acionamento elétrico de duas rodas Heinzmann GmbH & Co. KG, dispensa a conexão mecânica entre o gerador e o motor, permitindo arquiteturas de bicicleta e configurações de pedal completamente novas, combinadas com uma necessidade ainda menor de peças de desgaste.
A Schaeffler já conta com vários anos de experiência no segmento das bicicletas elétricas, tendo, em 2016, apresentado o sistema mecatrónico automático de velocidades Velomatic.
O componente central do sistema Free Drive é o gerador da Schaeffler, que define a resistência constante do pedal ao mesmo tempo que absorve a força de pedalada do ciclista.
A solução regenerativa é uma unidade híbrida em série, que converte a energia mecânica gerada durante a pedalada em energia elétrica, que, por sua vez, é convertida de volta em energia mecânica no motor do cubo da roda.
O excesso de energia é armazenado na bateria. Como nos automóveis, os componentes do sistema comunicam entre si através de uma conexão CAN. O sistema completo e otimizado vendido pela Heinzmann GmbH & Co. KG, que gera uma saída contínua de 250 W, consiste num pedal gerador, motor de acionamento, bateria e interface homem-máquina.
As dimensões compactas do sistema Free Drive permitem uma distância padrão de 138 mm entre os dois pedais. O sistema Free Drive pode ser especificado para várias aplicações, independentemente do fabricante.
Para os operadores de frotas, o Free Drive oferece um sistema ergonómico, de baixa manutenção, robusto, com baixos custos de operação e manutenção, pois não são necessárias peças de desgaste nem equipamentos de corrente periférica.
Mais sobre a Schaeffler aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade