A Schaeffler, especialista em tecnologia de movimento, está a apostar na robótica humanóide como peça-chave para a indústria do futuro. Na Hannover Messe, a empresa revela o seu portefólio de componentes e sistemas, oferecendo aos fabricantes de humanóides uma vantagem tecnológica decisiva.
“As inovações da Schaeffler têm o potencial de revolucionar a indústria”, afirma Andreas Schick, chief operating officer da empresa. “Os robots humanóides serão essenciais para sistemas produtivos mais eficientes e ágeis. A Schaeffler já é um parceiro forte no seu desenvolvimento, fornecendo componentes essenciais aos principais players do setor”, salienta o responsável.
Sensores avançados
Os robots humanóides dispõem, em média, de 25 a 30 articulações, cuja eficiência depende da precisão dos componentes. A Schaeffler desenvolveu uma versão leve e compacta do seu rolamento XZU, garantindo menor atrito e maior rigidez, permitindo movimentos mais precisos. Além disso, a empresa aplica a sua experiência em tecnologia automóvel à robótica humanóide, criando soluções escaláveis em acionamentos rotativos e lineares.
Na Hannover Messe, a Schaeffler também apresenta sensores avançados para melhorar a perceção dos robots e motores elétricos de elevado desempenho, originalmente desenvolvidos para mobilidade elétrica.
“Queremos ser um parceiro tecnológico de referência para os fabricantes de humanóides”, garante David Kehr, presidente de Robótica Humanóide da Schaeffler. “Com o nosso conhecimento sistémico e capacidades industriais, estamos preparados para escalar estas tecnologias de forma eficiente”, acrescenta o responsável.
A Schaeffler está a exibir as suas inovações até dia 4 de abril de 2025, no Pavilhão 5, Stand D18, da Hannover Messe, com um espaço adicional no Pavilhão 13 dedicado a soluções de hidrogénio.
Mais sobre a Schaeffler aqui.