A Salvador Caetano Auto concretizou a “aquisição do Grupo Cedar, um dos maiores distribuidores e retalhistas automóveis da Irlanda, passando a operar, pela primeira vez, neste mercado”, avança. O negócio, anunciado a 13 de janeiro de 2026, marca um novo passo na estratégia de crescimento internacional do grupo português, que soma já 80 anos de atividade no setor automóvel.
“Líder em Portugal e com presença em 48 países da Europa, África e América do Sul, a Salvador Caetano Auto desenvolve atividade nas áreas da distribuição, do retalho e das soluções de mobilidade”, afirma a empresa. Com esta operação, o “Grupo Cedar passa a integrar o universo Salvador Caetano, mantendo, nesta fase, a sua equipa de gestão inalterada, assegurando continuidade estratégica e operacional”, sublinha o comunicado.
Números expressivos
“Em 2025, o Grupo Cedar comercializou perto de 28 mil viaturas, empregou mais de 600 colaboradores e registou um volume de negócios anual próximo dos mil milhões de euros. A sua atividade assenta na importação e distribuição exclusiva das marcas Renault, Dacia, Alpine e Nissan, complementada por uma rede própria de concessionários dedicados a estas insígnias e pela representação adicional de marcas como Peugeot, Citroën, Mazda, Suzuki e Opel”, acrescenta a mesma fonte.
O segmento de viaturas usadas assume, igualmente, um papel estratégico no portefólio do grupo irlandês, através da marca própria Windsor, apoiada por uma rede de comercialização com forte presença a nível nacional.
Marco relevante
Para Sérgio Ribeiro, administrador executivo e CEO da Distribuição Automóvel Global da Salvador Caetano Auto, esta aquisição representa um marco relevante na estratégia de internacionalização. “É com grande satisfação que anunciamos a nossa entrada no mercado irlandês e damos mais um passo na nossa expansão internacional através da aquisição do Grupo Cedar, uma plataforma estratégica para o nosso crescimento”, afirma.
O responsável sublinha ainda o alinhamento entre as duas organizações, destacando que “o Grupo Cedar está plenamente alinhado com o nosso modelo de negócio”. E vai mais longe: “Detém direitos de distribuição sólidos das marcas Nissan, Renault, Dacia e Alpine, opera um negócio de retalho automóvel de referência com nove concessionários e é liderado por uma equipa de gestão altamente ambiciosa”.
Sérgio Ribeiro realça, em particular, “o notável crescimento registado desde a aquisição das concessões Renault, Dacia e Alpine em 2023”, acrescentando que “a Irlanda é um país dinâmico e em crescimento, onde a Salvador Caetano pretende afirmar-se como um novo líder, apoiada na experiência acumulada ao longo de oito décadas”.
Posicionamento reforçado
Do lado do Grupo Cedar, James McCarthy, CEO da empresa, considera que a integração na Salvador Caetano reforça o posicionamento do grupo no mercado. “A Salvador Caetano partilha a nossa ambição de crescimento e o compromisso de continuar a consolidar o sucesso do Grupo Cedar como o terceiro maior distribuidor da Irlanda, assim como de reforçar a posição do Grupo Windsor entre os quatro principais grupos de retalho automóvel do país”, destaca o responsável.
James McCarthy acrescenta que “esta aquisição representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento futuro do negócio e demonstra um reconhecimento sólido do mercado automóvel irlandês e das marcas Nissan, Renault, Dacia e Alpine”.
O responsável sublinha ainda que a integração num grupo automóvel internacional com presença em três continentes permitirá ao Cedar “beneficiar das melhores práticas e de 80 anos de experiência no setor, à medida que continuamos a crescer e a expandir a nossa atuação na Irlanda”.
Mais sobre a Salvador Caetano aqui.