Saietta Group apresenta motor elétrico que cabe dentro de uma roda

Eficientes e (muito) compactos. Os motores elétricos do fabricante privilegiam o ambiente urbano em detrimento da potência. E cabem numa roda.

Não é a primeira vez que os motores elétricos são pensados e concebidos para incorporar as rodas. Esta é uma tecnologia que já conheceu vários fabricantes e configurações, visando veículos com duas ou quatro rodas motrizes e, também, híbridos.

Mas os britânicos do Saietta Group terão dado um passo em frente nesta solução, através da apresentação da nova arquitetura AFT 140. Trata.se de uma plataforma modular do tipo skate, desenvolvida para veículos movidos a baterias.

Quais as principais vantagens da plataforma AFT 140? A maximização do espaço disponível para o chassis, com o grande argumento de adaptar-se a todo o tipo de veículos e carroçarias.

https://www.youtube.com/watch?v=5vBSDzUiTgY

Mas não só. A inclusão dos motores nas rodas permite reduzir (e muito) a complexidade da unidade motriz, dado que diminui o número de peças necessárias, incluindo alguns dos componentes mais pesados, beneficiando a relação peso/potência do conjunto.

“Não queremos tornar-nos num fabricante de plataformas e apenas desenvolvemos um chassis para demonstrar o potencial do nosso inovador motor na roda. Queremos trabalhar com criadores de plataformas, complementando ao invés de competir com as suas inovações”, adianta Wicher Kist, CEO do Saietta Group.

Os quatros motores (um em cada extremidade) conseguem melhorar a manobrabilidade, a flexibilidade, a modularidade e a capacidade de tração nas quatro rodas. Um sistema de travagem regenerativa otimizado é outro dos trunfos, devolvendo energia ao pack de baterias e ampliando a autonomia do veículo com uma única carga.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKFwahlerliquimoly_300x150_mSoc. Coercial C. SantosEuromais peças e pneusexpomecanica

artigos relacionados

Últimas

Atualidade