Nem só de componentes de distribuição vive a DAYCO. Exemplo disso, são os termóstatos, uma das mais recentes novidades na sua gama. “O termóstato da DAYCO para automóveis é um componente-chave do sistema de refrigeração dos veículos”, começa por destacar o fabricante.
“Permite otimizar o fluxo do líquido de refrigeração do radiador quando o motor está frio para atingir, rapidamente, a temperatura ideal de funcionamento. O termóstato da DAYCO para automóveis foi projetado para controlar o sobreaquecimento de quaisquer tipos de motor, satisfazendo, assim, três necessidades fundamentais”, acrescenta.
Segundo explica, “os modernos sistemas de refrigeração dão um contributo fundamental para a redução dos consumos. O termóstato da DAYCO é um componente fundamental deste processo, uma vez que ajuda o automóvel a ser mais eficiente, suportando, também, todo o ‘aparelho’ tecnológico”.
Mais: “Os aquecimentos autónomos e os climatizadores transformaram o arrefecimento clássico do motor em complexos sistemas de refrigeração”, diz. E aborda a questão da redução das emissões: “Para satisfazer as futuras normas sobre emissões, a temperatura de funcionamento deve ser aumentada 10%, aproximadamente. O que é possível graças à intervenção do termóstato”.
De acordo com a DAYCO, “O termóstato para automóvel garante uma combustão ideal do motor. E temperaturas mais elevadas significam maior potência de arrefecimento, permitindo ao motor trabalhar sem problemas durante os quilómetros que o veículo percorre”.
A significativa redução do desgaste é outro dos aspetos a ter em conta. “Um sistema de refrigeração eficiente é um dos fatores para reduzir o desgaste do motor. Sem um controlo eficaz da temperatura, não seria possível evitar um crescente desgaste e os consequentes danos nos componentes do motor. O know-how e a competência tecnológica permitiram realizar termóstatos equivalentes aos OE por propriedades, segurança, eficiência e duração”, frisa a DAYCO.
E aborda, de seguida, o termóstato para automóvel “tradicional”. Segundo afirma, “o prato principal do termóstato é de aço e sem soldaduras para maior fiabilidade e durabilidade ao longo do tempo. A tecnologia exclusiva da válvula previne choques térmicos para tutelar o sistema de refrigeração completo. O bolbo do termóstato para automóvel é realizado com novas misturas de cera/alumínio ou de cera/cobre, garantindo temperaturas de ativação extremamente precisas”.
No caso do termóstato completo para automóvel? “O termóstato da DAYCO para automóvel é concebido com resinas poliamídicas ou de alumínio, garantindo resistência ao calor e total impermeabilidade. Os invólucros são controlados na produção um por um, de modo a verificar a sua perfeita vedação e total ausência de fugas”, diz.
Mas as características não se ficam por aqui: “A precisão geométrica e dimensional do termóstato garante perfeitos acoplamentos com as hidráulicas ou outro componente do sistema de refrigeração. Os sensores eletrónicos medem perfeitamente a temperatura do líquido de refrigeração com tempos de resposta igual ao componente original. As válvulas, acionadas diretamente pela centralina do automóvel, permitem uma gestão ‘inteligente’ para reduzir consumos e melhorar os desempenhos”.
Por que razão se deve escolher o termóstato da DAYCO para automóvel? O fabricante aponta, não uma, mas seis. A saber: “A DAYCO é líder mundial em tecnologia automóvel há mais de 110 anos; é fornecedor das marcas mais importantes no mundo e em todos os continentes; a sua ampla gama de termóstatos para automóvel está em contínua expansão, com mais de 80% do parque circulante coberto; a nova embalagem valoriza a tecnologia do produto; os catálogos online e impressos permitem uma rápida e segura identificação do produto DAYCO com vista à sua aplicação; os produtos são equivalentes aos de fábrica em termos de qualidade”.
Mais sobre a DAYCO aqui.











