“A função da bomba de água é refrigerar o motor criando uma circulação forçada, fazendo deslocar o líquido de refrigeração. O movimento é tomado pela árvore de cames que está conectada através de uma correia”, começa por explicar a DAYCO.
Os principais elementos que caracterizam as bombas de água são três. Primeiro: “O rolamento que suporta a árvore de cames onde estão montados numa extremidade a polia para a correia (dentada ou PV) e da outra a guarnição e o rotor”, refere.
“Os rolamentos, dimensionados em função da previsão de carga à qual serão submetidos, são, normalmente, de dois tipos: esfera/esfera ou rolo/esfera, sendo em grau de resistir as altas velocidades de rotação e cargas pesadas”, acrescenta.
Segundo: “O rotor e a geometria das suas aletas que deve otimizar o fluxo do líquido de arrefecimento, garantindo altos rendimentos, elevadas performances e baixo risco de cavitação”, revela.
Terceiro: “O coração da bomba é a caixa de empanque ou retenção, que foi alvo de muitas evoluções ao longo do tempo. De facto, das retenções mecânicas passamos às integrais”, afirma.
Mais sobre a DAYCO aqui.

