A Valeo continua a ser a empresa francesa que regista o maior número de patentes em todo o mundo. “O relatório do INPI destaca a capacidade de inovação das equipas da Valeo em todo o mundo, particularmente nos nossos quatro pilares, no centro da transformação da mobilidade: eletrificação, sistemas de assistência à condução, iluminação e tecnologias reinventar a vida a bordo”, afirma Christophe Perillat, CEO da Valeo.
“Todos os dias, as nossas equipas encontram novas soluções para tornar a mobilidade mais sustentável, mais segura e mais inteligente. Está no ADN da Valeo tornar as tecnologias de ponta acessíveis ao maior número de pessoas possível”, frisa.
As patentes recentemente “depositadas” pela Valeo diziam respeito, principalmente, a tecnologias de eletrificação, como o motor elétrico isento de terras raras, os sistemas elétricos de arrefecimento próprio que combinam motor, inversor e caixa de velocidades, os sistemas de refrigeração de baterias ou os sistemas de aquecimento do habitáculo dedicados aos veículos elétricos para otimizar a sua autonomia.
Depois, na área das tecnologias de assistência à condução, como valet parking e câmaras, no campo das tecnologias de iluminação, em especial iluminação de alta definição e soluções para integração de sensores e iluminação, bem como nas tecnologias para reinventar a vida a bordo, incluindo displays otimizados e sistemas para detetar pessoas no habitáculo.
A Valeo está, também, a intensificar a proteção das suas inovações de software, além da proteção dos seus produtos e componentes. Recorde-se que, em abril de 2023, a empresa foi classificada como o primeiro requerente de patente francês no Instituto Europeu de Patentes (EPO) para o ano de 2022, com 588 patentes (31.° no ranking). Em 2023, o esforço de I&D da Valeo ascendeu a dois mil milhões de euros ou 10% das vendas de equipamento de origem do grupo.
Mais sobre a Valeo aqui.