Sabe quais são os icónicos (modelos) da Suzuki?

No ano fiscal de 2025 (abril de 2024 a março de 2025), a marca japonesa fabricou 3.240.385 automóveis e já comercializou mais de 80 milhões de veículos em todo o mundo.
Check-up Media Suzuki iconic

Ao longo da sua história, a Suzuki criou uma extensa lista de modelos icónicos que passaram a fazer parte da história do automóvel devido à sua inovação e sucesso comercial. A seguir, estão os modelos da marca que ultrapassaram o milhão de unidades produzidas.

Surgiu em 1979 como resposta a um momento de crise, para oferecer um modelo com um preço muito competitivo, baixo consumo, robustez mecânica, manutenção reduzida e bom espaço interior.

Quando nasceu, era 20% mais barato do que o seu rival mais económico. E cerca de metade dos seus clientes eram mulheres. O Suzuki Alto também foi o primeiro automóvel no Japão a anunciar um preço único a nível nacional. Este modelo tem sido muito apreciado pelos clientes e tornou-se num dos automóveis japoneses mais vendidos da história.

Com o seu lançamento, em 1993, o Suzuki Wagon R redefiniu o conceito de veículo urbano compacto com o seu design tipo minivan para maximizar o espaço interior.

O seu grande atrativo foi o conforto e a eficiência para a mobilidade diária em áreas urbanas congestionadas. Em 2025, atingiu a marca histórica de 10 milhões de unidades vendidas. Foi fabricado no Japão, Índia, Hungria, Indonésia e outras regiões. E comercializado em mais de 75 países.

O primeiro Suzuki Swift “global” foi apresentado no Salão de Paris de 2004 e inaugurou um modelo de design, desenvolvimento e fabrico mundial da marca. Foi produzido no Japão, Hungria, Índia, China, Paquistão e Gana.E vendido em mais de 170 países e regiões. Dos 10 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo, 60% foram na Índia, 14% na Europa, 8% no Japão e 18% em outros países.

A essência deste modelo não mudou ao longo dos anos, demonstrando a durabilidade de um design e um conceito que se consolidou e o diferenciou dos outros automóveis urbanos. O Suzuki Swift é, segundo a marca, o automóvel urbano por excelência, devido à sua agilidade, dimensões compactas e amplo interior.

Não só encarna muitos dos valores da Suzuki, sendo um automóvel prático, leve, inteligente, eficiente e fiável: foi um passo à frente e tornou-se num ícone de design e um modelo de culto para os amantes da condução. Na sua nova geração, lançada em 2024, dá um grande salto em termos de design, tecnologia, segurança e sustentabilidade.

A microvan Suzuki Every, produzida desde 1961, tornou-se num dos veículos mais versáteis, duradouros e fiáveis da marca. Continua a ser uma das minivans mais práticas do Japão, com um design adaptado à vida urbana moderna que permite inúmeras configurações, mas fiel ao seu conceito original. A Suzuki Every pode ser táxi, carrinha de carga, miniautocarro, minivan ou micro-camper, dependendo da configuração.

Com mais de 40 anos de história, o Suzuki Carry é um dos veículos comerciais por excelência da Ásia. Com uma robustez e um baixo custo de utilização lendários, tem sido o companheiro de trabalho de muitas gerações de profissionais.

Nasceu em 1961 como um pequeno camião concebido para o transporte urbano e rural dentro das rigorosas dimensões da regulamentação kei car. Desde então, evoluiu ao longo de mais de uma dezena de gerações, mantendo a sua essência: máxima capacidade de carga no menor espaço possível.

O Suzuki Vitara é um modelo icónico da história do automóvel. Apresentado no 27.° Salão Internacional de Tóquio, em 1988, é considerado o primeiro SUV moderno. À época, este modelo já reunia as características dos SUV atuais: design atraente, carroçaria elevada e compacta, peso leve, comportamento impecável na estrada e ágil na cidade, além de boas capacidades para se desenvolver fora do asfalto.

O Suzuki Vitara tem sido um verdadeiro automóvel global, comercializado em 190 países e cinco continentes, e fabricado em três. Já soma mais de quatro milhões de unidades produzidas, um milhão delas na Europa, na fábrica da Magyar Suzuki Corporation, localizada em Esztergom (Hungria).

O novo Suzuki eVitara, o primeiro modelo elétrico estratégico global da Suzuki, incorpora todos os valores da marca e herda o legado lendário do Suzuki Vitara, adaptado à nova era da mobilidade elétrica.

Outro modelo que faz parte da história do automóvel. Entre 1971 e 1980, foi fabricada a primeira geração de um pequeno gigante cujo conceito inicial era tão simples quanto inovador: “um mini-automóvel 4×4 que pode rodar em estradas difíceis e ir a lugares onde os automóveis não podiam ir no passado”.

Desde o seu lançamento, o Suzuki Jimny tem sido um ícone de design e uma obra-prima da tecnologia 4×4 da Suzuki. Já foram produzidas mais de três milhões de unidades de um modelo que, ao longo das suas gerações, surpreendeu todos com as suas impressionantes capacidades todo-o-terreno e a sua mítica robustez.

O Suzuki Baleno é um modelo com versões compactas e sedan de espírito prático, com design atraente, tecnologia avançada e preço competitivo. Foi comercializado em vários continentes e ultrapassou o milhão de unidades vendidas graças a um equipamento superior no seu segmento, motores eficientes e um grande espaço interior. Em 2016, antecipou-se ao seu tempo com a versão SHVS, o primeiro híbrido leve (MHEV) moderno.

Lançado em 2012, o Suzuki Ertiga é um monovolume compacto que tem feito sucesso nos mercados asiáticos pela sua funcionalidade e capacidade para sete passageiros. Ultrapassou o milhão de unidades vendidas graças a uma abordagem versátil, ideal para famílias e pequenas empresas. O seu preço competitivo e a grande eficiência permitiram-lhe dominar o segmento MPV na Índia.

Mais sobre a Suzuki aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Em estrada