A maioria das embraiagens comercializadas pela Cojali dispõe de um método de ativação eletromagnética. Este tipo de embraiagem permite grande controlo da velocidade de rotação do ventilador e dos tempos de resposta, o que leva a uma maior eficiência, pois o consumo de combustível diminui.
“Nestas embraiagens, uma bobina eletromagnética transforma a corrente elétrica, enviada por uma unidade de controlo do veículo, num campo magnético, que atrai uma válvula de corte que bloqueia a saída de silicone para a câmara de operação.
A válvula de corte permanece aberta quando não há sinal elétrico, permitindo que o fluido viscoso seja distribuído pela câmara de operação da embraiagem, bem como pelo acoplamento desta, fazendo com que a rotação do ventilador fique na velocidade desejada.
Caso contrário, o silicone ficará dentro de um depósito, causando o desacoplamento. Portanto, em caso de falha no sistema elétrico, este tipo de embraiagem permanecerá permanentemente acoplado, otimizando a segurança do veículo.
Além disso, este sistema permite uma taxa de velocidade de rotação intermédia entre os estados de acoplamento e desacoplamento absolutos. A Cojali desenvolve e fabrica inúmeras referências de embraiagens com sistema de ativação eletromagnética.
Mais sobre a Cojali aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade





