powered by

Royal Magenta é muito mais do que “apenas” a cor do ano 2022 da Axalta

A oitava “Cor Automóvel Global” da Axalta é um tratado de tecnologia. Um vermelho-cereja escuro que “reflete” luxo, mas, também, o futuro da mobilidade.

“Majestosa. Luxuosa. Artística. Intensa. Pronta para a mobilidade. Dinâmica”. Não faltam adjetivos para descrever o Royal Magenta, a “Cor Automóvel Global do Ano 2022” da Axalta. Mas esta cor, que sucede às Brilliant Blue (2016), Gallant Gray (2017), StarLite (2018), Sahara (2019), Sea Glass (2020) e ElectroLight (2021), é muito mais do que “apenas” isso tudo.

É a fusão de vários “ingredientes que servem para comunicar a inovação, a tecnologia e as tendências da cor e do design”, começou por dizer Virgílio Maia, marketing comunication specialist Portugal and Spain da Axalta Coating Systems, ainda antes de passar a palavra a João Calha, key account manager da Axalta Coating Systems, naquele que foi o regresso da empresa ao convívio com a comunicação social especializada no aftermarket automóvel, na sua sede, em Sintra.

“A cor é o nosso coração”

A Royal Magenta foi formulada para todos os tipos de veículos e enriquece a paleta de cores para o setor da mobilidade com esta tonalidade atrativa. Trata-se de um vermelho-cereja escuro que garante ao mercado um acabamento de luxo.

“A sua conceção robusta tem um magnífico acabamento escuro. A cor parece, ao sol, o vermelho de frutos silvestres, mas revela uma aparência escura e misteriosa à noite”, explicou João Calha.

“Temos um histórico sobre o que é a abordagem à cor. A cor é o nosso coração”, afirmou. De referir que o estudo que leva à escolha da cor do ano conta já com várias décadas e é sempre alargado a várias regiões do mundo.

Mas, como frisou João Calha, uma vez analisadas as tendências dos fabricantes de automóveis, as cores lançadas no mercado são criadas e desenvolvidas “in doors”. E continuam a ser fundamentais para a indústria. “A cor continua a ser um dos principais fatores de decisão na compra de veículo”, sublinhou.

Check-up Media Axalta Royal Magenta presentation

Segundo o key account manager da Axalta Coating Systems, o Royal Magenta “é uma “cor luxuosa que proporciona um acabamento escuro majestoso com tons de merlot e garnet que exaltam elegância e estilo”.

Mais: Ostenta um “design poderoso onde se destaca o vermelho amora à luz do sol, mas revela um visual escuro misterioso em ambiente noturno”, disse. E exemplificou, ao aproximar da janela uma miniatura estilizada de um carro: com os raios solares a incidirem sobre a peça, a cor tornou-se mais clara, como que por magia.

Luxo, design, mobilidade

Mas o Royal Magenta tem ainda a particularidade de “refletir” aquilo que será o futuro da mobilidade. “Foi formulada para todos os tipos de veículos e para enriquecer a paleta de mobilidade com uma cor sedutora e um desempenho nos radares, na medida em poderá ajudar à sua leitura”, revelou João Calha.

Check-up Media Axalta Royal Magenta presentation 2

“Permite enriquecer a paleta de cores que possibilita a identificação no radar”, frisou. “E já se fala, inclusivamente, em tintas para carregar as baterias elétricas dos veículos movidos a bateria”, frisou. A repintura tem como base o passado, mas olha o futuro.

Devido às tecnologias inovadoras com sensores de mobilidade e às tecnologias à base de água otimizadas para o ambiente, a Axalta quer contribuir para soluções “sustentáveis, veículos elétricos e condução autónoma”.

A tecnologia do Royal Magenta provém da experiência da Axalta no fornecimento de acabamentos de luxo ao mercado da mobilidade e representa as tendências globais de elegância com uma oferta de cores indulgente e festiva.

De resto, as palavras de João Calha estão em sintonia com as de Nancy Lockhart, global color product manager da Axalta, quando esta cor foi revelada, pela primeira vez, no início de 2022: “Este ano, criámos uma cor com uma aparência complexa que pode ser aplicada de uma forma simplificada”, declarou.

“O processo de criação começou com a coloração das tintas à base de água com vários sistemas de camadas para proporcionar profundidade e cor. A pensar na sustentabilidade, a cor final foi obtida com um sistema base bicamada – verniz convencionais. É tão bonita como fácil de aplicar”, acrescentou.

Mais sobre a Axalta aqui.

R-M 875x175Glasurit 875x175
CromaxSpies HeckeGravity Paint

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade