powered by

RONAL Group revela detalhes sobre as jantes de corrida do Lamborghini SC63

Estrutura, função, peso, aerodinâmica, flexão/rigidez e segurança são os aspetos mais importantes na construção das jantes, que devem ser adaptados às tensões especiais do desporto automóvel.

No final de julho, o RONAL Group anunciou uma parceria técnica com a Lamborghini Squadra Corse e o desenvolvimento das jantes para o carro de corrida Lamborghini SC63.

O superdesportivo participará no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e na série da organização desportiva automóvel dos EUA IMSA (International Motor Sport Association) a partir de 2024. Agora, são conhecidos mais detalhes sobre a jante monobloco destinada ao protótipo LMDh.

Na construção destas jantes, os aspetos mais importantes são estrutura, função, peso, aerodinâmica, flexão/rigidez e segurança, que devem ser adaptados às tensões especiais do desporto automóvel e, adicionalmente, cumprir um design específico do cliente.

As jantes são forjadas numa peça única de alumínio que inclui um anel aerodinâmico, combinando, assim, tecnologia e estética para eficiência aerodinâmica.

O distinto anel aerodinâmico conta com pequenos orifícios circunferenciais que permitem a passagem de água, poeira e sujidade juntamente com o ar quente gerado pelos travões – proporcionando até mesmo uma função de arrefecimento destes e gestão térmica que melhora a eficiência aerodinâmica na área à volta das jantes.

“Foi um desafio significativo de viabilidade de projeto e produção obter um anel aerodinâmico muito leve e funcional, totalmente integrado numas jantes monobloco de peça única – os regulamentos exigem que as jantes sejam uma peça única de metal. Isto só foi possível graças ao uso de fresadoras de cinco eixos e à experiência da equipa de desenvolvimento”, afirma Matteo Melara, diretor de I&D da App-Tech e responsável pelo design.

A cor básica das jantes é preto fosco. A dianteira tem dimensões 12,5″x18″ e peso de 8,75 kg, ao passo que a traseira mede 14″x18″ e pesa 9,25 kg. O peso é o mínimo permitido pelos regulamentos técnicos.

Check-up Media Lamborghini SC63

Todas as jantes estão equipadas com uma trava central circundada por um anel colorido. A sua principal função é ajudar visualmente os mecânicos a identificar onde está localizada a trava central, para que possam acedê-la imediatamente nos pit stops.

Além disso, há um “Y” destacado em verde nas jantes dianteiras e um “Y” destacado em vermelho nas jantes traseiras. O “Y” está localizado no raio que circunda a janela da válvula de inflação – tanto para dar aos mecânicos uma referência visual como para ajudá-los a identificar rapidamente a localização da válvula de inflação, a fim de aceder-lhe facilmente num pit stop para ajuste rápido das pressões dos pneus. Verde e vermelho também simbolizam as cores da bandeira italiana.

O hexágono e o “Y” são elementos estilísticos que caracterizam o design da Lamborghini desde o início e são, ao mesmo tempo, desportivos e elegantes. “Os engenheiros do RONAL Group escolheram este estilo icónico para criar um design feito sob medida para cumprir os desejos do cliente”, revela Matteo Melara.

“Por detrás do icónico tema de design da Lamborghini, construímos uma estrutura otimizada para sustentar o desempenho em todos os casos de carga total, ao mesmo tempo que atingimos um peso ideal. O produto final combina desempenho, estrutura e estilo de elevado nível”, frisa.

Todos os processos de desenvolvimento, torneamento, fresamento e revestimento ocorrem inteiramente dentro do RONAL Group. Enquanto o projeto, a usinagem, a medição da CMM e a inspeção final são realizados na fábrica da App-Tech na Itália, a pintura, a tampografia e todos os testes são realizados na fábrica da RONAL em Landau, na Alemanha.

Mais sobre o RONAL Group aqui.

NEX Pneus
euromais_banner
Logo Mewa newMercedez EQE BannerAD Parts m-rec

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Atualidade

Internacional