A redução das emissões de carbono está a tornar-se cada vez mais importante em todas as áreas da vida, incluindo a indústria automóvel. Ao abrigo da economia circular, o fabricante de jantes RONAL GROUP assinou um Memorando de Entendimento com a empresa do Canadá Eccomelt, que produz alumínio secundário a partir de jantes pós-consumo.
Ao assinar este Memorando de Entendimento, o RONAL GROUP garante o fornecimento preferencial de material pós-consumo da Eccomelt, que dispõe de uma pegada de carbono extremamente baixa.
Dentro do conceito de sustentabilidade PLANBLUE, o RONAL GROUP tem vindo a trabalhando há algum tempo na otimização dos seus processos, seja para tornar a produção mais eficiente em termos energéticos, seja para introduzir eletricidade “verde” em todas as suas fábricas.
No entanto, a maior parcela do carbono gerado no balanço, 74%, pode ser atribuída à aquisição de alumínio. A pegada de carbono do alumínio primário consumido na Europa é, em média, de 8,6 kg de CO2e por kg de alumínio. Com o material da Eccomelt, o fabricante de jantes pode reduzir esse valor em mais de 90%.
O RONAL GROUP continuará a aumentar a sua participação nestes recursos sustentáveis no futuro, a fim de reduzir, continuamente, a sua pegada ecológica. “Atualmente, a Eccomelt tem a melhor pegada de carbono do mercado, razão pela qual procuramos uma parceria estratégica de longo prazo com esta empresa na Europa e na América do Norte”, refere Oliver Brauner, CEO do RONAL GROUP
“Ao utilizar este material pós-consumo de elevada qualidade, podemos oferecer aos clientes a produção de jantes com redução de carbono e, ao mesmo tempo, dar um grande passo em direção ao nosso objetivo de produzir todas as jantes neutras em carbono no ano de 2050”, explica.
A empresa Eccomelt atua na área de reciclagem de metais e processamento de jantes de alumínio desde 2006, produzindo um substituto ecológico para o lingote A356.2. O material pós-consumo da Eccomelt tem a mesma qualidade do alumínio primário.
Mais sobre o RONAL GROUP aqui.