A Repsol alcançou um novo marco na sua estratégia de descarbonização do transporte ao passar a “disponibilizar Diesel Nexa de origem 100% renovável em 1.500 estações de serviço na Península Ibérica, das quais 1.429 se localizam em Espanha e 71 em Portugal”, avança a empresa.
“Este objetivo, definido na atualização do plano estratégico 2024-2027, consolida a companhia como a rede mais relevante da Europa em combustíveis líquidos totalmente renováveis”, sublinha, em comunicado.
40% da rede ibérica
Atualmente, “mais de 40% da rede ibérica da Repsol já oferece este combustível, tendo sido vendidos mais de 210 milhões de litros ao longo de 2025”, diz. A empresa sublinha que esta “solução demonstra a viabilidade dos combustíveis líquidos renováveis como alternativa eficaz para reduzir emissões em motores de combustão, que continuam a representar cerca de 97% do parque automóvel europeu”, acrescenta a Repsol.
“Produzido a partir de matérias-primas orgânicas, como resíduos agroalimentares, o Diesel Nexa permite reduzir até 90% da pegada de carbono face ao combustível fóssil equivalente. Identificado pela sua imagem de cor rosa, este é o produto premium da gama de combustíveis da Repsol, com uma formulação exclusiva que otimiza o desempenho e contribui para prolongar a vida útil do motor”, explica.
Modelo multienergético
Para Valero Marín, diretor-geral de cliente da Repsol, “alcançar as 1.500 estações representa um avanço fundamental na nossa estratégia”, frisa. “Este marco reafirma o nosso compromisso com a redução de emissões e com a oferta de alternativas energéticas que se adaptem às necessidades dos clientes, contribuindo para uma mobilidade alinhada com a transição energética”, frisa.
A aposta da Repsol nos combustíveis renováveis integra um “modelo multienergético que combina eletrificação, autogás, hidrogénio renovável e soluções líquidas de baixo carbono, defendendo que todas as tecnologias devem ser consideradas para garantir uma redução rápida e eficiente das emissões”, esclarece a empresa.
Neste contexto, a empresa destaca a sua unidade industrial de Cartagena, a primeira da Península Ibérica dedicada à produção em larga escala de combustíveis 100% renováveis, orientada para o Diesel renovável e para os combustíveis sustentáveis de aviação. Em 2026, será inaugurada uma segunda fábrica em Puertollano, com capacidade para produzir 200 mil toneladas anuais.
Gasolina Nexa 95
A oferta de combustíveis renováveis da Repsol inclui ainda a “Gasolina Nexa 95 de origem 100% renovável, desenvolvida ao longo de duas décadas pelo Repsol Technology Lab e já disponível em cerca de 30 estações em várias regiões de Espanha”, destaca a empresa.
Em Portugal, a estratégia da Repsol assenta na replicação do modelo espanhol, embora enfrente, atualmente, limitações regulamentares. O Decreto-Lei n.° 84/2022 restringe o fornecimento de combustíveis 100% renováveis a frotas cativas, levando a empresa a defender uma “revisão do enquadramento legal que permita o acesso universal a estas soluções”.
Segundo a Repsol, essa abertura será “determinante para que os consumidores portugueses possam escolher alternativas energéticas com menor impacto ambiental desde o primeiro quilómetro”.
Mais sobre a Repsol aqui.