“Compacto e ágil, o novo E-Tech D14 integra a gama elétrica de média tonelagem da Renault Trucks, que passa a oferecer soluções completas para todas as aplicações urbanas, entre 14 e 26 toneladas. Um camião elétrico pensado para o coração da cidade”, adianta o comunicado.
“Com 2,39 metros de largura, distância entre eixos de 3,8 metros e raio de viragem inferior a 7,3 metros, o Renault Trucks E-Tech D14 é o modelo mais compacto e ágil da gama elétrica da marca”, acrescenta.
Segundo diz a marca representada em Portugal pela Nors, “concebido para enfrentar os desafios das zonas urbanas mais densas, novo modelo destaca-se pela facilidade de manobra em espaços reduzidos”.
E vai mais longe: “A sua baixa altura ao solo torna mais simples a execução de tarefas repetidas, seja na distribuição de mercadorias secas ou refrigeradas. Com uma carga útil de 6,7 toneladas, oferece o equilíbrio perfeito entre capacidade de transporte e mobilidade”.
Adicionalmente, o Renault Trucks E-Tech D14 está equipado com suspensão pneumática integral, tanto na dianteira como na traseira, assegurando níveis elevados conforto de condução e estabilidade durante a condução em ambientes urbanos.
Até 220 km de autonomia
Com quatro baterias LFP, que totalizam 176 kWh de capacidade, o Renault Trucks E-Tech D14 garante até 220 km de autonomia com um único carregamento – suficiente para cumprir um dia completo de distribuição na cidade.
Além disso, destaca-se por ser o único veículo de 14 toneladas equipado com um carregador AC integrado de 43 kW, permitindo recargas rápidas em postos de corrente alternada, amplamente disponíveis e fáceis de instalar.
“O Renault Trucks E-Tech D14 integra um conjunto de serviços conectados pensados para simplificar o trabalho diário dos operadores e maximizar a produtividade”, pode ler-se no mesmo documento.
Motoristas e gestores de frota podem monitorizar, remotamente, os dados de carregamento através da Driver App e planear os seus trajetos com o módulo Optifleet Mission, ambos incluídos de série.
Com o módulo opcional Optifleet Charge, podem controlar à distância o estado de carregamento da bateria e otimizar os ciclos de carregamento para maximizar a disponibilidade do veículo.
Produzido em Blainville-sur-Orne
O Renault Trucks E-Tech Programme oferece aos operadores o acesso a especialistas em mobilidade elétrica e a ferramentas avançadas – como análise de frotas e rotas, avaliação da capacidade energética do local, simulações de autonomia e poupança de CO₂ – para definir uma estratégia de descarbonização totalmente adaptada às suas necessidades.
O novo modelo já pode ser encomendado, estando a ser produzido na fábrica de Blainville-sur-Orne, França, referência europeia na produção de camiões elétricos.
Com este lançamento, a gama elétrica de distribuição da Renault Trucks passa a incluir versões de 14, 16, 19 e 26 toneladas, integrando uma oferta completa de soluções de mobilidade elétrica – desde bicicletas de carga de 350 kg até tratores rodoviários de 50 toneladas.
Mais sobre a Renault Trucks aqui.