Em parceria com o transportador Malherbe, a Renault Trucks, representada em Portugal pela Nors, implementa um corredor elétrico que liga Blainville-sur-Orne (Calvados), Bourg-en-Bresse (Ain) e Lyon (Rhône), dedicado ao transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais em França.
Esta estratégia otimiza a eficiência operacional, reduz custos, cria melhores condições para os condutores e elimina a emissão de 2.869 toneladas de CO₂ por ano.
O corredor logístico da Renault Trucks opera segundo o princípio “just in time”, garantindo que as linhas de montagem recebem as peças no momento certo, sem interrupções.
As cabines da gama alta, produzidas em Blainville-sur-Orne, seguem para Bourg-en-Bresse para a montagem final, ao passo que os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne, onde são integrados nos camiões da gama intermédia.
Este fluxo estratégico é, agora, assegurado quase na totalidade por camiões 100% elétricos, reforçando o compromisso da marca com uma logística mais sustentável.
Circuitos definidos
Para descarbonizar o transporte de cabines da gama alta e de motores e eixos da gama média, a Renault Trucks, em parceria com a Malherbe, utiliza uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T.
São 11 os veículos no circuito norte (Blainville – Vironvay – Auxerre – regresso) e outros 11 no circuito Sul (Auxerre – Mâcon – Bourg-en-Bresse – Lyon – regresso).
Graças a um sistema de revezamento inteligente – com troca de tratores elétricos, condutores e semirreboques – cada veículo percorre, diariamente, 810 km no circuito norte e 704 km no circuito sul.
Este modelo inovador garante a cobertura de longas distâncias sem paragens para carregamento, mantendo a mercadoria sempre em movimento. O sistema assenta numa organização rigorosa: quatro circuitos de condutores, quatro circuitos de tratores elétricos e um circuito completo para o carregamento (cabines na ida e motores-eixos na volta).
Processo eficiente
Na partida estratégica, os camiões elétricos saem do depósito Malherbe, em Vironvay, para entregar motores e eixos das fábricas de Lyon à unidade da Renault Trucks, em Blainville-sur-Orne.
Seguem, depois, carregados com cabines, com troca de tratores elétricos e condutores em Vironvay, Auxerre e Mâcon, garantindo um fluxo contínuo, sendo, por isso, o retorno otimizado.
O carregamento inteligente deve-se ao facto de as baterias serem recarregadas em cada etapa durante as pausas dos condutores, graças às estações próprias instaladas pela Malherbe nos pontos estratégicos do corredor.
E o ciclo é permanente: o percurso continua até Bourg-en-Bresse e regressa a Lyon, onde os seus semirreboques são novamente carregados com motores e eixos, mantendo a operação sempre ativa.
Sistema 100% elétrico
Cada etapa foi pensada para otimizar a utilização dos camiões – até 18 horas por dia – e garantir que os condutores permanecem próximos das suas residências, reforçando a atratividade da profissão.
Com a implementação de um sistema 100% elétrico neste fluxo crítico, a Renault Trucks comprova a fiabilidade e a maturidade da sua oferta de veículos elétricos, evitando, simultaneamente, a emissão de 2.869 toneladas de CO₂ por ano e consolidando o seu compromisso com a descarbonização.
Mais sobre a Renault Trucks aqui.