Renault Rafale Hyper Hybrid E-Tech 4×4: um SUV coupé que é um avião

Para quem gosta de automóveis que conseguem um mix de aceleração com conforto, design e tecnologia, o Renault Rafale Hyper Hybrid E-Tech 4x4 de 300 cv fica na memória.
Check-up Media Renault Rafale

As combinações do motor de combustão com os três motores elétricos permitem ao Rafale Hyper Hybrid E-Tech chegar aos 300 cv de forma rápida.

O comportamento dinâmico em estrada faz lembrar um Mégane RS do “antigamente”, mas com mais conforto e tecnologia. O arranque dos 0 a 100 km/h faz-se em 6,4 segundos.

O nome deste SUV, inspirado no caça Rafale, não engana. Alimentados por uma bateria de iões de lítio de 22 kWh/400 V, os dois motores principais asseguram a tração elétrica.

O motor elétrico secundário HSG (Motor de arranque/Gerador de Alta Voltagem) põe em funcionamento o motor de combustão interna, opera as mudanças da caixa de velocidades automática e ajuda a recarregar a bateria.

Este é daqueles automóveis que surpreende pela positiva. Colocamos a chave/cartão do Rafale no bolso, ligamos a ignição e debaixo do capot encontramos o motor a gasolina, de três cilindros, com 1,2 litros de capacidade e um novo turbocompressor, que aumenta a potência para 110 kW (150 cv), contra os 96 kW (130 cv) da versão E-Tech mais acessível de 200 cv. O binário sobre para 230 Nm (contra 205 Nm da versão E-Tech de 200 cv).

Check-up Media Renault Rafale rear
A tecnologia híbrida plug-in oferece o melhor de dois mundos: combustão e eletricidade
Agilidade 4Control

 O sistema de suspensão inteligente, controlada eletronicamente, encontra-se ligada a uma câmara situada na parte superior do para-brisas. Denominada “Suspensão Ativa”, com câmara preditiva, tem em conta a velocidade e a reação do condutor para ajustar, continuamente, o amortecimento, como, por exemplo, à passagem por lombas ou obstáculos na estrada.

No caso desta versão Rafale Atelier Alpine, o ecrã multimédia conta com um menu denominado “Chassis Control”, que permite ao condutor ajustar os parâmetros e os níveis de amortecimento, bem como os ângulos de direção traseiros de três formas.

A saber: “Confort”, ideal para as deslocações quotidianas, nomeadamente em cidade; “Dynamique”, para um compromisso entre agilidade e um bom nível de filtração; “Sport”, com ênfase na agilidade e no prazer de condução.

O Rafale Hyper Hybrid E-Tech 4×4 Atelier Alpine distingue-se pela cor da carroçaria, um azul acetinado, pelo spoiler “flutuante” e pelas jantes especiais “Chicane” de 21”, montadas em pneus Continental (são de 20” no nível de equipamento Esprit Alpine).

Check-up Media Renault Rafale interior
Espaçoso, tecnológico e com informação digital, o interior foi concebido com bom gosto

O Rafale Hyper Hybrid E-Tech 4×4 está equipado com uma bateria recarregável de 22 kWh, que funciona a 400 V. Quando totalmente carregada, oferece uma autonomia de até 100 km (ciclo WLTP), em modo 100% elétrico.

Se o nível de carga da bateria o permitir, a condução elétrica é ativada, por defeito, nos modos “Confort” e “Eco” e mantida de acordo com as exigências do condutor. Também pode ser “forçada”, selecionando o modo “Electric”, através do botão EV Mode, junto ao apoio de braços central.

Esta escolha de energia mantém-se para necessidades de potência até aos 160 cv e a uma velocidade máxima de até 135 km/h. Os valores de consumo médios que conseguimos, numa utilização descontraída, e com uma utilização prática de dia a dia, com um misto de viagens entre autoestada e em percurso mais urbano, aproximaram-se dos 6 l/100 km.

Através das configurações “Multi-Sense”, a distribuição do binário pode variar entre 100% nas rodas dianteiras (tração dianteira) e 100% nas rodas traseiras (tração traseira). Regra geral, a tração dianteira é “prioritária” até aos 70 km/h e a tração traseira acima disso.

Check-up Media Renault Rafale Macron
Nem o presidente francês Emmanuel Macron resistiu aos encantos do Renault Rafale

O interior do Renault Rafale é igualmente uma agradável surpresa. Espaçoso, tecnológico e com informação digital, foi concebido com bom gosto. Os bancos são desportivos, com qualidade, e asseguram a estabilidade que precisamos quando temos umas boas curvas pela frente, assim como o conforto e o apoio lombar necessário para o dia a dia, mesmo em cidade.

Nos encostos dos bancos, o logótipo Alpine brilha quando a porta é aberta. O painel de instrumentos é ornamentado com inserções em ardósia. Sem couro e com, pelo menos, 25% de materiais reciclados. O sistema multimédia openR link, com Google integrado e controlo por voz com Google Assistant, funcionam bem. E o que dizer do sistema de som de alta-fidelidade Harman Kardon? Que inspiração, Rock On!

O Renault Rafale é um SUV coupé da marca francesa, cujo nome e design são inspirados no avião Caudron-Renault Rafale da década de 1930. O carro foi apresentado como o topo de gama da Renault no segmento D e utiliza a plataforma CMF-CD, a mesma dos Austral e Espace.

No mundo da aviação militar, o Rafale é um caça polivalente de dupla propulsão, projetado na década de 80 para substituir os Mirage 2000 da força aérea francesa. A produção de cada unidade deste avião custa 74 milhões de euros. No caso, a versão mais recente – Rafale B.

A terminar, os preços. €46.300 o Rafale Techno full hybrid E-Tech de 200 cv; €60.300 o mais elitista Rafale Atelier Alpine Hyper Hybrid E-Tech 4×4 de 300 cv.

Mais sobre a Renault aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada