Rede pública de carregamento elétrico faz história

Mais de 813 mil carregamentos, mais energia consumida e mais utilizadores: julho foi o mês com a maior atividade de sempre da Mobi.E.
Check-up Media woman goes electric

Julho de 2025 ficou marcado por um novo marco histórico na mobilidade elétrica em Portugal. A rede pública de carregamento registou o melhor desempenho de sempre, com mais de 813 mil carregamentos realizados, representando um crescimento de 46% face a julho de 2024.

Ao todo, foram cerca de 132 mil utilizadores distintos, também com uma subida de 46% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A infraestrutura também não parou de crescer, ultrapassando os 12.400 pontos de carregamento em todo o país.

A energia consumida acompanhou esta tendência de crescimento, atingindo os 18,7 GWh, mais 61% face a julho do ano passado. Já a média diária de carregamentos, também aumentou, superando os valores registados em junho.

No acumulado do ano, os números falam por si: “Mais de 4,7 milhões de carregamentos desde janeiro, um crescimento de 48% comparado com o mesmo período de 2024; 106.477 MWh de energia consumida, mais 62% que no ano anterior; mais de 288.920 utilizadores únicos, uma subida de 52%”, refere a Mobi.E, em comunicado.

Check-up Media electric car sign
105 tomadas por cada 100 km

No mesmo documento, pode ler-se: “A acompanhar esta procura crescente, a infraestrutura da rede expandiu-se. No final de julho, estavam disponíveis 6.706 postos, totalizando 12.433 pontos de carregamento. Destes, mais de 2.620 eram de carregamento rápido ou ultrarrápido, o que representa cerca de 39,1% da rede”.

Segundo diz, “igualmente no plano ambiental, julho estabeleceu um novo recorde: 15.064 toneladas de CO₂ evitadas, o equivalente ao que mais de 248 mil árvores urbanas com 10 anos conseguiriam reter. No total do ano, já foram evitadas mais de 85.608 toneladas de CO₂, graças ao uso da rede pública de carregamento”.

E conclui: “Atualmente, Portugal conta com 105 tomadas por cada 100 km de estrada e 142 por cada 100 mil habitantes, reforçando a aposta contínua numa mobilidade mais sustentável, acessível e eficiente”.

Mais sobre a Mobi.E aqui.

artigos relacionados

Últimas