A rede Mobi.E registou, em março, o melhor mês de sempre em todos os indicadores: carregamentos, número de utilizadores, energia consumida e número de postos utilizados.
Foram realizados mais de 660 mil carregamentos, o que representou um aumento de 48% face a igual mês do ano passado, efetuados por mais de 108 mil utilizadores distintos, uma subida de 44% em comparação com o período homólogo. Foram consumidos cerca de 14,6 GWh, ou seja, mais 61% em relação a fevereiro de 2024.
Em média, foram efetuados 21.419 carregamentos por dia, um aumento face a fevereiro, quando a média tinha sido de 20.708 carregamentos. No primeiro trimestre deste ano, o número de carregamentos já ultrapassou os 1,7 milhões, um aumento de 47% em comparação com o mesmo período de 2024.
A infraestrutura tem acompanhado o crescimento da procura. No final de março, a rede de carregamento pública disponibilizava 6.091 postos, o que corresponde a 11.319 pontos (tomadas que podem estar a carregar em simultâneo). Destes, mais de 2.330 eram de carregamento rápido ou ultrarrápido (com potência superior a 22 kW), representando 38,3% do total da rede.
Menos 11.700 toneladas de CO2
Outro dado importante é o facto de, a 31 de março, a rede Mobi.E disponibilizar mais de 377.000 kW de potência, ultrapassando o exigido pelo regulamento europeu para a criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR), que determina que deve existir uma potência de 1,3 kW por cada veículo 100% elétrico e 0,8 kW por cada veículo híbrido plug-in.

Em termos de poupança ambiental, no terceiro mês de 2025, a utilização da rede Mobi.E evitou que fossem emitidas para a atmosfera mais de 11.700 toneladas de dióxido de carbono.
Seriam necessárias mais de 193 mil árvores, em ambiente urbano, com 10 anos, para reter o mesmo CO2. Fazendo as contas ao trimestre, já foram poupadas mais de 30.700 toneladas de CO2. Em média, existem, atualmente, 92 tomadas por 100 km estrada e 125 tomadas por 100 mil habitantes.
Dados e factos
A rede Mobi.E integra, atualmente, 32 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 100 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC).
A Mobi.E foi criada para participar na crescente expansão da mobilidade elétrica como a primeira rede de carregamento de nível nacional do mundo.
Oferece uma estrutura de mercado baseada na concorrência, atuando como facilitador entre os vários fornecedores e parceiros de roaming, ao mesmo tempo que assegura a completa interoperabilidade e integração de todos os participantes.
A Mobi.E, S.A. é uma empresa pública desde 2015 e assumiu a responsabilidade no mercado regulado da mobilidade elétrica pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico, nomeadamente em termos de fluxos energéticos e financeiros, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME).
A Mobi.E tem um papel de facilitador no processo de transição para a mobilidade elétrica em Portugal, agindo como um instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.
Mais sobre a Mobi.E aqui.