powered by

Que tipos de bombas de água para automóveis existem?

Nada como recorrer a um especialista na matéria. A Industrias Dolz, que tem mais de 80 anos de história, é líder mundial no fabrico destes componentes.

Aprendamos com a Industrias Dolz. A bomba de água para automóvel consiste numa bomba centrífuga simples que é acionada por intermédio de uma correia que se encontra ligada à cambota do motor. É a bomba que faz circular o fluido quando o motor se encontra em funcionamento.

A bomba de água é essencial para o funcionamento do motor do automóvel, pois garante que o líquido de refrigeração flua através da cabeça do cilindro, radiador, tubos e bloco de cilindros, mantendo a temperatura de funcionamento ideal. Regra geral, é acionada através de correia da polia da cambota ou roda dentada.

Uma bomba de água para automóvel utiliza a força centrífuga e as pás do rotor para fazer deslocar o líquido de refrigeração através de vários tubos e canais que compõem o sistema de refrigeração.

Depois de o líquido de refrigeração circular à volta do motor, geralmente na frente do automóvel, é direcionado para o radiador, onde o líquido de refrigeração quente é arrefecido pelo movimento do ar juntamente com as aletas do radiador. Em seguida, sai do radiador e regressa à bomba de água, de modo a reiniciar o processo.

Para conhecermos, em detalhe, as bombas de água, é fundamental saber diferenciar os diferentes tipos que existem. Por um lado, é possível distinguir as bombas de água de camiões/veículos industriais das bombas de água para automóveis, cada uma adaptando-se às especificidades de cada veículo. Por outro, pode ser classificadas de acordo com o quadro abaixo.

Bombas de água mecânicas

Nas bombas de água mecânicas, o líquido de refrigeração absorve o calor do bloco do motor e da cabeça do cilindro e o liberta-o para o ar ambiente através do radiador.

Dependendo do tipo de construção, as bombas de água mecânicas podem ser assentes na própria carcaça da bomba, na parte exterior do motor, ou podem estar colocadas, diretamente, no bloco do motor. Regra geral, as bombas de água mecânicas são acionadas por correias em “V”, correias de distribuição ou diretamente do motor.

Bombas de água elétricas

As bombas de água elétricas ajudam a reduzir as emissões dos motores modernos. O fluxo de fornecimento independente das rotações do motor permite a refrigeração de acordo com as necessidades. Ao reduzir a potência necessária, baixa, em consequência, as perdas por atrito, o consumo de combustível e as emissões poluentes.

Bombas de água variáveis

A principal particularidade das bombas de água variáveis ​​é o facto de permitirem que a taxa de fluxo varie em função das necessidades do motor, através de um processo de vácuo. Ou seja, a bomba de água atua no sistema de refrigeração apenas quando é necessário.

Desta forma, ajuda a aumentar a eficiência do motor, o que se traduz em menor consumo de combustível e, portanto, numa redução significativa das emissões de poluentes para a atmosfera.

Bombas de água auxiliares

A principal função das bombas de água auxiliares é, como o próprio nome indica, ajudar a bomba de água principal. Contudo, a bomba de água auxiliar está mais orientada para o conforto, uma vez que está localizada num tubo by-pass do sistema de refrigeração principal e conduz o refrigerante para o aquecedor dentro do automóvel.

Alguns veículos podem dispor de mais do que uma bomba auxiliar, dependendo da complexidade do sistema de refrigeração. Estas bombas de água auxiliares também são utilizadas em veículos híbridos e elétricos de modo a levar a refrigeração a todos as partes do sistema, já que as baterias também são refrigeradas, assim como os motores elétricos.

Uma questão pode, no entanto, levantar-se. Bomba de água elétrica ou mecânica? Qual a melhor? Cada uma tem as suas vantagens. Em comparação com a bomba de água mecânica, uma bomba de água elétrica dispõe de uma velocidade independente da velocidade do motor e pode trabalhar de forma flexível de acordo com as necessidades de refrigeração do momento.

Deste modo, a transferência de calor e as perdas mecânicas são reduzidas. Logo, o consumo de combustível baixa e a eficiência aumenta. A bomba de água elétrica oferece boa resistência, quer à corrosão, quer a elevadas temperaturas.

Além disso, fornece alta eficiência, controlo preciso, capacidade de refrigeração oportuna e adequada em todos os momentos, baixo consumo de energia do fluxo de líquido de refrigeração com base na temperatura da água e outras informações, encurta a distância do fluxo do líquido de refrigeração e reduz a capacidade da bomba de água em cerca de 60%.

A bomba de água elétrica é acionada por eletricidade, enquanto a bomba de água mecânica utiliza uma correia auxiliar, tendo, esta última, maior atrito.

A bomba de água elétrica permite que o fabricante defina (com muito mais precisão) a quantidade de líquido de refrigeração que deve fluir pelo motor em faixas de temperatura especificadas. Portanto, é mais eficiente e mais adaptável às necessidades específicas de refrigeração do motor.

A concluir, refira-se que a Industrias Dolz, que tem mais de 80 anos de história, é líder mundial no fabrico de bombas de água para automóveis, camiões e tratores destinadas ao mercado de reposição. E produz diferentes tipos de bombas de água: mecânicas, elétricas, variáveis ​​e auxiliares.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
WRX WolfMF Pinto Import. export peças, S.A.liquimoly_300x150_mRPL climaMerpeçasChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Ligeiros

Internacional