Longe vão os dias de chaves inglesas, martelos e formões. Nos últimos anos, a digitalização acelerou. Mas qual é o impacto real da tecnologia digital nas oficinas e como podem elas adaptar-se? “A tecnologia digital na indústria automóvel é um desafio assumido e envolvente, graças às novas ferramentas de elevado desempenho”, diz a NTN.
O setor da reparação automóvel tem vindo a atravessar uma grande transformação nos últimos anos. A evolução tecnológica alterou, consideravelmente, o quotidiano dos profissionais da oficina de mecânica, obrigados a abraçar novas soluções.
Mecânicos, centros auto e especialistas em pneus: a tecnologia digital visa simplificar a vida desses profissionais. Objetivo? “Realizar um grande número de trabalhos a partir de um computador, tablet ou smartphone para aceder a informações com maior facilidade, diminuir o tempo de tramitação de processos administrativos, reduzir a necessidade de viagens e apresentar uma ampla variedade de documentos online”, adianta.
“Além disso, uma melhor eficiência operacional é, geralmente, alcançada ao tornar-se digital”, sublinha. As ferramentas digitais acompanham a revolução global do setor automóvel. “Os veículos estão cada vez mais conectados. Os computadores são uma ajuda adicional para compreender os problemas encontrados por um carro citadino, carrinha ou berlina”, explica.
“Alguns fabricantes de automóveis optaram por conectar uma aplicação (desenvolvida previamente) ao sistema eletrónico do veículo. Objetivo? Facilitar o diagnóstico em caso de avaria, orientando o mecânico com conselhos precisos. Dessa forma, as ferramentas digitais são sinónimo de economia de tempo e aquisição de novas habilidades, permitindo que a oficina se concentre nas tarefas mais importantes”, dá conta a NTN, em comunicado.
Novas ferramentas digitais SNR
“Informação, formação e reparações melhoradas: objetivos para qualquer oficina conectada. Quando os processos digitais dão resposta à indústria automóvel, o futuro parece brilhante! Como pode encontrar peças de forma mais rápida e fácil do que nunca, garantir uma montagem técnica específica ou beneficiar de formação remota?”, questiona.
“As ferramentas digitais estão a ganhar espaço para dar resposta às necessidades de tecnologias cada vez mais complexas. Na NTN, queremos simplificar o dia a dia dos profissionais de mecânica para que cada solução digital seja perfeitamente intuitiva. Agora, pode encontrar ferramentas projetadas para aumentar a eficiência do seu dia a dia”, acrescenta.
YouTube
Desde 2022, a SNR tem um canal no YouTube dedicado ao mercado de reposição automóvel: NR Automotive Aftermarket. “O que há no programa? Vídeos tutoriais, informações técnicas e consultoria profissional, tudo disponível em 10 idiomas diferentes”.
Formação e-learning
“Os nossos cursos de formação são dedicados aos profissionais de oficinas, para ajudá-los a desenvolver e a adquirir novas aptidões, permitindo-lhe dar resposta às expectativas do mercado atual. Agora, estão disponíveis online e prontos para evoluir com as novas tecnologias”, diz a NTN.
A tecnologia digital na indústria automóvel traz muitas informações que, por vezes, são difíceis de encontrar. “O que poderia ser melhor do que uma documentação precisa, com tudo num único lugar? O nosso website inclui brochuras, folhetos e informações sobre peças difíceis de encaixar”, sublinha a NTN, no mesmo comunicado.
TechScaN’R
A aplicação TechScaN’R é uma das ferramentas digitais projetadas para fazer uma “diferença positiva” no dia a dia de qualquer profissional. Além de ser 100% gratuita, oferece várias possibilidades: “Encontrar peças e informações técnicas corretas em todas as referências de marcas NTN, SNR e concorrentes com as informações corretas das instruções de montagem; acesso muito simples para encontrar vídeos técnicos”, revela.
Mais: “Instruções de montagem ou manutenção, tutoriais; processos de pesquisa de produtos (através da matrícula, do VIN europeu do veículo ou das referências SNR/NTN/ concorrentes)”, salienta a empresa.
Com a ajuda de novas ferramentas digitais, qualquer profissional da reparação automóvel “pode tornar-se num dono de oficina conectado”, assegura a NTN.
“A tecnologia digital e a indústria automóvel estão a unir-se para melhorar a produtividade nas oficinas. Se a tecnologia crescer, as oficinas poderão lidar com esse fluxo de informações técnicas sem problemas, com as ferramentas certas à sua disposição”, conclui a empresa.
Mais sobre a NTN aqui.