A FORVIA, o sétimo maior fornecedor mundial de tecnologia automóvel, combinando os pontos fortes complementares da Faurecia e da HELLA, recebeu quatro prémios nos CES 2024 Innovation Awards na categoria “Vehicle Tech & Advanced Mobility”.
Organizado pela Consumer Technology Association, o “CES Innovation Awards” é uma competição anual que reconhece design e tecnologia excecionais em 28 categorias de produtos. Os vencedores são selecionados por um painel de jurados altamente reconhecido.
Em destaque, esteve o sistema FlatLight da HELLA. “A tecnologia µMX é baseada num conceito inovador de guia de luz LED com a chamada micro ótica. Essas óticas são menores do que um grão de sal, tornando o FlatLight | µMX particularmente plano, eficiente e escalável: o espaço de instalação necessário é reduzido em até 90%, para apenas 5 mm. Combinações multicoloridas de luzes de direção, travagem e traseira podem ser implementadas em apenas um elemento ótico”, explica a HELLA.
“O µMX requer até 80% menos energia em comparação com as luzes traseiras de LED convencionais, mantendo o mesmo desempenho e homogeneidade. Também é particularmente escalável: em 2024, entrará em produção em série como luz combinada traseira e, em 2025, na área dianteira de um carro, onde implementará a luz de circulação diurna, o indicador de mudança de direção e a luz de posição em apenas um elemento de luz”, sublinha a empresa.
Skyline Immersive Display
“O Skyline Immersive Display, da FORVIA, é um inovador ecrã de pilar a pilar posicionado na interseção do para-brisas e do painel de instrumentos, criando uma experiência de condução mais segura ao reduzir o redirecionamento da atenção do condutor da estrada para displays que estão convencionalmente abaixo do campo de visão do condutor. Os displays de alta resolução e a IHM aparecem apenas quando necessário, reduzindo a carga cognitiva e melhorando a segurança do condutor”, explica.
“O conteúdo gráfico em todos os ecrãs é impulsionado pela mesma eletrónica, permitindo uma interface perfeita em qualquer superfície e permitindo maiores oportunidades de design“, diz.
“A HMI não será mais formada por superfícies pretas planas, mas de forma livre, até mesmo 3D e integrada em superfícies interiores, oferecendo novas estéticas e possibilidades de comunicação, como texto, emojis e símbolos”, adianta.
eMirror Safe UX
A plataforma de software eMirror Safe UX baseia-se na tecnologia eMirror da FORVIA para ajudar os condutores a ver e compreender melhor o ambiente de condução, substituindo os espelhos laterais e retrovisores convencionais por um sistema baseado em câmara projetado para fornecer aos condutores melhor visibilidade, alertas de segurança, bem como combustível/energia eficiência.
“O software expande o campo de visão do condutor e reduz ângulos mortos através de recursos, como visualização transparente, escurecimento reativo e processamento avançado de imagem. Também economiza energia e diminui a distração, rastreando a direção do olhar do condutor para escurecer os ecrãs que não estão a ser visualizadas e melhora a visibilidade em condições climatéricas e de iluminação desafiadoras”, pode ler-se.
“O software é independente de hardware, não requer sensores extras e pode ser instalado/atualizado por intermédio de atualizações over-the-air, proporcionando compatibilidade com veículos existentes”, afirma a empresa, no mesmo documento.
Painel transparente da porta
“O Light Tile da FORVIA para portas proporciona uma visão transparente nos painéis das portas e cria um efeito de janela estendida. Oferece um novo tipo de informação avançada do assistente de condução (ADAS): se algum risco for detetado antes de abrir a porta, a informação aparecerá através da porta transparente para ajudar os ocupantes a reagir na escuridão ou em condições críticas onde o olho humano pode não ver adequadamente e responda rápido o suficiente”, diz a empresa.
“O Light Tile está perfeitamente integrado na área superior do painel da porta e proporciona uma visualização de alta qualidade do ambiente do veículo, trazendo a atmosfera exterior para dentro da viatura”, explica.
“A tecnologia flexível é fina (normalmente 3 mm) e fornece homogeneidade de ponta a ponta, ao mesmo tempo que permite um sistema escalável de forma, tamanho, resolução e saída de luz, além de poder ser usada para outros fins, como iluminação dinâmica de superfície ambiente. A porta transparente utiliza câmaras eMirror existentes e algoritmo de distorção de imagem”, acrescenta a HELLA.
“A FORVIA é uma empresa de tecnologia e uma máquina industrial bem lubrificada. O CES é uma oportunidade para mostrar o trabalho dos nossos 160 mil colaboradores”, afirma Patrick Koller, CEO da FORVIA.
“Estes quatro CES Innovation Awards reconhecem o seu compromisso e qualidade, atestando a capaciade inventiva das nossas equipas, que procuram, constantemente, formas de antecipar as necessidades dos clientes. Cada um deles cumpre os nossos critérios para oferecer uma mobilidade mais segura, limpa, sustentável e acessível”, frisa.
Mais sobre a FORVIA aqui.