powered by

Quando e como instalar uma bomba de água auxiliar elétrica? A Dolz explica

Principal função do componente é fazer circular o líquido de refrigeração através de um tubo de desvio das linhas principais de refrigerante para um núcleo do aquecedor.

“Uma bomba de água auxiliar elétrica é diferente de uma bomba de água principal, pois trata-se de um motor controlado eletricamente. A sua principal função é fazer circular o líquido de refrigeração através de um tubo de desvio das linhas principais de refrigerante para um núcleo do aquecedor”, começa por explicar a Dolz.

“Motores com bombas auxiliares elétricas tornam-se mais eficientes, pois produzem menos excesso de calor e consumo de óleo. Embora nem todos os veículos ainda tenham uma, estas bombas são cada vez mais populares em motores modernos, de baixas emissões e elevado rendimento, uma vez que precisam de funcionar dentro de uma pequena faixa de temperatura para manter a sua eficiência”, acrescenta.

Segundo afirma, “as bombas de água auxiliares elétricas são capazes de enviar líquido de refrigeração quente para o núcleo do aquecedor, independentemente das rotações do motor, fornecendo ar quente/frio para o habitáculo mesmo quando o motor está em marcha lenta ou desligado”.

Mais: “A bomba de líquido de refrigeração auxiliar pode continuar a funcionar enquanto o veículo estiver parado, permitindo que o refrigerante circule e dissipe totalmente o calor do compressor volumétrico”.

Este tipo de bomba de água é essencial para o conforto dos passageiros, pois permite um aquecimento suficiente mesmo quando os ocupantes estão no trânsito ou a circular a baixas rotações. Além disso, muitos automóveis modernos utilizam esta segunda bomba para permitir que o ar condicionado esteja ligado enquanto o motor estiver desligado.

Ao contrário da bomba de água principal, a bomba de água auxiliar elétrica não está a funcionar o tempo todo. A unidade de controlo eletrónico regulará a bomba auxiliar de acordo com as necessidades do momento.

Que vantagens exclusivas tem a bomba de água auxiliar elétrica? “Facilita a refrigeração do veículo em função nas necessidades, economiza combustível, aumenta o conforto dos passageiros, é eficiente na refrigeração dos componentes do trem de força e reduz as emissões”, enumera a Dolz.

Motivos para trocar a bomba de água auxiliar elétrica? “A principal razão pela qual essas bombas falham é a idade e o desgaste natural do motor elétrico. Se tal acontecer, o núcleo do aquecedor não poderá aquecer e será necessária a substituição”, indica o fabricante.

Atendendo à idade e ao desgaste, existem cinco causas comuns através das quais as bombas de água auxiliares elétricas podem falhar. “Fuga de líquido de refrigeração, o que indica que a vedação dinâmica falhou; a bomba de água tem uma fuga para o motor, o que torna o óleo leitoso e fino; o rotor da bomba falha e produz um ruído agudo ao entrar em contacto com a carcaça; as galerias na bomba de água ficam obstruídas devido à acumulação de lodo; o motor elétrico falha devido a um problema no fio, tornando-o inoperante”, explica.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.QF-LDA RacingEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150

artigos relacionados

Últimas

Atualidade