powered by

Qual o impacto da tecnologia numa oficina de mecânica? A KROFtools explica

A oficina de mecânica, como a conhecemos há uma ou duas décadas, deixou de existir. Os avanços tecnológicos dos últimos tempos transformaram-na. A KROFtools explica porquê.

À medida que a tecnologia avança, as oficinas sentem necessidade de uma constante readaptação, o que representa um grande desafio, mas, também, oferece muitas oportunidades. Mas, afinal, que mudanças foram essas? A KROFtools, fabricante (e marca) de ferramentas profissionais, revela-as.

Métodos desatualizados de fabrico, otimização e reparação de veículos foram substituídos por métodos tecnológicos inovadores, eficientes e atraentes. O que ajudou a indústria a crescer com a abertura de várias oficinas por todo o mundo. Reparar automóveis tornou-se mais fácil e, seguramente, mais rápido e eficiente.

Vejamos, então, em quatro pontos, que avanços tecnológicos foram esses e de que maneira criaram eles impacto nas oficinas de mecânica e na forma de operarem.

Artigo retirado do blogue KROFtools.

Vídeos animados de reparação automóvel
Diagnóstico mais eficiente
Reservas online
Aplicações móveis
Vídeos animados de reparação automóvel

A tecnologia ajudou a desenvolver um sistema de vídeo animado de reparação de automóveis, que expõe e explica as questões/problemas de qualquer veículo de forma detalhada.

Os clientes adoram ouvir um resumo do que aconteceu com os seus veículos e o que estão, efetivamente, a pagar. Com este novo sistema, os mecânicos podem, agora, explicar-lhes, de forma rápida e clara, o processo de reparação através de vídeo. O que agrega mais valor a todo o processo e os clientes entendem melhor o dinheiro que lhes é cobrado.

Estes aparelhos podem ser bastante benéficos também para os mecânicos, permitindo-lhes ensinar os seus aprendizes ou iniciantes a reparar os veículos independentemente do dano apresentado.

Diagnóstico mais eficiente

Uma boa oficina mecânica utiliza a tecnologia a seu favor, com um processo de diagnóstico inovador e eficiente que agiliza tudo com facilidade. Abrir o capot da maioria dos veículos para encontrar a origem de qualquer avaria, pode ser bastante complicado. É, por isso, que as ferramentas de diagnóstico automóvel foram uma grande conquista.

Estas são utilizadas para determinar a causa de qualquer problema através da centralina do veículo. Usar este scanner profissional quando não se consegue mexer nos componentes do automóvel, ajuda o mecânico a economizar muito tempo.

Em poucos minutos, consegue saber-se qual é o problema do automóvel sem ser necessário testar cada peça individualmente e sem serem necessários muitos testes de tentativa e erro, como acontecia antes de surgir esta nova tecnologia.

O scanner de diagnóstico automóvel pode descobrir qualquer problema e ajudar o mecânico a entender como pode repará-lo de forma eficiente, economizando tempo, esforço e horas de trabalho.

Reservas online

As oficinas de automóveis evoluíram muito nas últimas décadas. Graças aos avanços da tecnologia, os clientes puderam começar a reservar os serviços de reparação do seu automóvel sem terem de deslocar-se à sua oficina mecânica, o que se torna muito vantajoso, sobretudo agora, que estamos a atravessar uma pandemia mundial.

Esta inovação foi – e continua a ser – altamente eficaz, porque economiza tempo e aumenta os níveis de satisfação do cliente. E quando os clientes sentem que estão a ter retorno sobre o investimento feito com os serviços que solicitaram, a lealdade deles para com a oficina mecânica aumentará significativamente.

Aplicações móveis

Os softwares e aplicações móveis podem facilitar muito o trabalho de uma oficina mecânica. Algumas aplicações fornecem ao mecânico todas as informações que este necessita de saber sobre uma peça específica de um automóvel, avarias comuns e as suas soluções. O que pode agilizar vários procedimentos, dando aos mecânicos informações valiosas em poucos cliques.

Estas informações eram, antes, obtidas através de telefonemas ou de longas horas de navegação na Internet ou mesmo através do contacto com mecânicos mais experientes. Mas, graças às novas tecnologias, este processo transformou-se e simplificou-se significativamente.

Através destas apps, os mecânicos podem solicitar diferentes peças para automóveis com antecedência, após entenderem as avarias de um veículo. Podem fazer o pedido e recebê-lo numa data e hora específica na sua oficina mecânica.

Em alguns casos, podem estar prontos para reparar o veículo de um cliente antes mesmo deste chegar à oficina, verificando os seus detalhes de reserva e solicitando as peças de reposição. O que aumenta, de forma significativa, os níveis de produtividade, fomentando, também, a satisfação e a lealdade dos clientes.

Surpreendentemente, a tecnologia fez com que muitos setores melhorassem, como a indústria automóvel e a mecânica de veículos. Os avanços tecnológicos ajudaram as oficinas mecânicas a alcançar um patamar mais alto de sucesso.

Os longos anos de trabalho árduo, óleo nas mãos e longas horas a reparar automóveis valeram a pena. A tecnologia automóvel permite, agora, inovar, otimizar e reparar qualquer veículo com maior rapidez, precisão e eficiência.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Movebox870x175

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura