“São ambos componentes essenciais na instalação pneumática de veículos comerciais. Destinam-se a detetar pressão de ar e transformá-la num sinal elétrico enviado à unidade de controlo eletrónico”, começar por revelar a Cojali.
“Em sistemas de suspensão e travagem, conhecer os níveis de pressão em depósitos e válvulas é fundamental para se poder administrar adequadamente a segurança e a estabilidade do veículo”, acrescenta.
Segundo diz, “os interruptores de pressão consistem em sensores simples encarregues de transmitir um aviso quando a pressão atinge um determinado valor. Por exemplo, são utilizados para proteção contra elevados aumentos de pressão na linha de travagem”.
E vai mais longe: “No entanto, os sensores de pressão integram componentes eletrónicos mais complexos, sendo capazes de medir valores de pressão em todos os momentos. São utilizados quando é necessário saber o valor da pressão com precisão”.
A concluir, a Cojali afirma que “embora sejam muito parecidos na aparência, conhecer o funcionamento destes componentes é fundamental para que sejam instalados corretamente”.
Mais sobre a Cojali aqui.