Qual a diferença entre bombas de água elétricas e mecânicas? A Dolz explica

O objetivo das bombas de água mecânicas e elétricas é o mesmo: fazer circular o líquido de refrigeração com o objetivo de regular a temperatura de funcionamento do motor.

A Industrias Dolz propõe-se explicar, neste artigo, qual a diferença entre bombas de água elétricas e mecânicas. Mas, antes disso, é preciso recuar um pouco na matéria.

“Em primeiro lugar, devemos entender a função principal de uma bomba de água”, avança a empresa. “Como a combustão no motor gera calor, as bombas de água têm sido um componente vital da maioria dos sistemas de refrigeração nos automóveis”, diz.

Mais recentemente, surgiram as bombas de água elétricas, economizando combustível e, consequentemente, reduzindo as emissões. O objetivo das bombas de água mecânicas e elétricas é o mesmo: fazer circular o líquido de refrigeração com o objetivo de regular a temperatura de funcionamento do motor e evitar o sobreaquecimento, independentemente do clima. Mas existem algumas diferenças entre elas”, adianta.

Como funcionam as bombas de água mecânicas?

“As bombas de água mecânicas tradicionais, com design centrífugo, são acionadas por uma correia (em V ou dentada) que as conecta à cambota do motor e são capazes de circular o líquido de refrigeração através de cavidades no bloco do motor e nas cabeças, regressando ao radiador, onde o ciclo recomeça. Assim, a potência necessária para o funcionamento da bomba de água é fornecida pelo próprio motor”, diz.

O que são bombas de água elétricas?

 “As bombas de água elétricas são bombas acionadas por eletricidade, podendo fornecer uma taxa de entrega que não depende da rotação do motor. Portanto, faz uma refrigeração baseada nas solicitações do motor, acionando a bomba quando houver uma necessidade específica. O que, por sua vez, minimiza os requisitos de energia para o circuito de refrigeração, reduzindo problemas como perda por atrito, consumo de combustível e emissão de poluentes”, explica.

 Prós e contras

Eficiência. “A eficiência das bombas de água está diretamente relacionada com a regulação do líquido de refrigeração. Por um lado, as bombas de água mecânicas dependem de um termóstato para operar a vazão, que abre ou fecha o sistema de acordo com a temperatura”, explica.

“Pelo contrário, a regulação do líquido de refrigeração numa bomba de água elétrica ocorre eletronicamente. Tal significa que a bomba só é acionada quando necessário, podendo, assim, ser projetada para operar em velocidades e vazões específicas, dependendo da necessidade de cada motor. O que resulta numa melhor dissipação de calor”, revela a Industrias Dolz.

Check-up Media Dolz water pump

Manutenção. “As bombas de água mecânicas podem desgastar-se com o tempo ou falhar devido à corrosão, desgaste ou danos no impulsor. O que, por sua vez, causará problemas no sistema de refrigeração, levando ao sobreaquecimento e danos ao motor”, alerta.

“Por outro lado, as bombas de água elétricas também requerem procedimentos regulares de manutenção e inspeção para garantir o seu desempenho. Normalmente, duram muito mais do que as bombas de água tradicionais devido ao menor calor e menos horas de operação”, sublinha.

Custo. “As bombas de água elétricas são, por norma, mais caras do que as bombas de água mecânicas, devido aos componentes adicionais e à tecnologia necessária para fabricá-las”, afirma.

“Em suma, o princípio orientador para escolher entre uma bomba de água mecânica e uma bomba de água elétrica deve ser as necessidades do motor, bem como os seus requisitos de desempenho”, afirma.

E conclui: “Embora as bombas de água elétricas possam oferecer algumas vantagens em termos de eficiência e fiabilidade, as bombas de água mecânicas continuam a ser uma opção confiável e económica para muitas aplicações de veículos”.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.Lizarte novo m-rec otimizadoSparkes_mrec_01_02_2023DaycoR-M 300x150Glasurit_300x150

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada