O comunicado de imprensa enviado ao Check-up no passado dia 3 de fevereiro, cujo título é “PRIO conclui aquisição de 55 postos de abastecimento da rede Q8 em Portugal”, transmite uma ideia que, segundo a Q8, é errada e que importa, por isso, esclarecer, em nome do rigor e da transparência.
No documento, pode ler-se que “a energética portuguesa anuncia a conclusão da aquisição de 55 posições da rede de postos de abastecimento Q8 em Portugal”, o que dá a entender que a Q8 “desaparece” de Portugal e que passa a ser substituída pela DISA/PRIO, o que não corresponde à verdade.
O que aconteceu foi que a DISA/PRIO adquiriu as ações/participações do Grupo VAPO, proprietário de várias estações de serviço que operam sob a marca Q8 ao abrigo de um contrato de fornecimento e franchising.
A notícia publicada transmite a ideia (errada) de que a DISA comprou a rede Q8 à Kuwait Petroleum International, o que é falso, uma vez que a Q8 não vendeu a sua rede à DISA/PRIO.
A informação difundida gera confusão quanto à natureza da operação e acarreta um prejuízo evidente ao Kuwait Petroleum International, titular da marca Q8, afetando, diretamente, a sua imagem e presença em Portugal.
Neste sentido, impõe-se reforçar ainda que a rede Q8 e a marca Q8 continuam presentes em Portugal através de várias estações de serviço, que decidiram manter-se sob a insígnia Q8 e ser abastecidas com os seus produtos.
Mais: a Q8 mantém os seus planos de expansão bem definidos para Portugal, tanto no setor de retail e nas estações de serviço, como nas restantes atividades, pelo que a sua presença no mercado de hidrocarbonetos português não só não irá diminuir, como será, significativamente, reforçada.