powered by

Projeto HyCET desenvolve e testa camiões a hidrogénio

Solução sustentável para transporte de longa distância através da utilização de camiões a hidrogénio. Eis o projeto de pesquisa HyCET (Hydrogen Combustion Engine Trucks).

Em setembro de 2022, o Ministério Federal Alemão para o Digital e Transporte (BMDV) aprovou o pedido de financiamento para o projeto de pesquisa do consórcio HyCET (Hydrogen Combustion Engine Trucks) liderado pelo BMW Group, quem tem como parceiros DEUTZ AG, DHL Freight GmbH, KEYOU GmbH, TotalEnergies Marketing Deutschland GmbH e Volvo Group.

Este projeto de pesquisa visa demonstrar o potencial de sustentabilidade de camiões equipados com motores de combustão a hidrogénio para logística de transporte. Outra questão para o HyCET, juntamente com o desenvolvimento de tecnologia, é a infraestrutura necessária, como postos de abastecimento de hidrogénio acessíveis ao público.

Graças aos seus tempos de abastecimento mais curtos, elevada carga útil e versatilidade, combinados com a sua gama atraente, o hidrogénio é considerado um combustível promissor para a logística de transporte.

A utilização de hidrogênio verde produzido a partir de energias renováveis ​​permitirá, assim, uma logística de longa distância livre de CO2 no futuro. Devido às baixas emissões da combustão de hidrogénio, os camiões também são considerados veículos de emissão zero à luz dos regulamentos da UE.

O projeto de pesquisa HyCET reunirá um investimento de 19,5 milhões euros, dos quais 11,3 milhões de euros serão financiados pelo Ministério Federal para o Digital e Transporte (BMDV). Ao longo do projeto HyCET, o BMDV também disponibilizará um financiamento adicional de 5,7 milhões de euros para a construção de dois postos públicos de abastecimento de hidrogénio que se destinam, sobretudo, ao tráfego de mercadorias pesadas.

A rede estabeleceu metas ambiciosas para o projeto a quatro anos. O objetivo é desenvolver dois camiões de 18 toneladas e dois de 40 toneladas com motores de combustão de hidrogénio, que serão testados na logística de transporte regular do BMW Group e da DEUTZ.

Dois novos postos de abastecimento de hidrogénio, inclusive para veículos pesados, serão construídos em Leipzig e Nuremberga para facilitar a operação diária desses camiões.

Sendo um dos principais fabricantes de motores do mundo e pioneiro no setor off-road sustentável, o especialista em sistemas de acionamento DEUTZ desenvolveu um motor de hidrogénio de 7,8 litros.

A aplicação inicial já está a circular com sucesso num gerador estacionário. Como parte do projeto HyCET, este motor será instalado num camião de 18 toneladas para demonstrar o seu lado prático para aplicações móveis.

Check-up Media HyCET 2

Reconhecida especialista em hidrogénio, a KEYOU GmbH desenvolve tecnologias inovadoras de hidrogénio, componentes específicos de H2 e processos de combustão que podem ser utilizados ​​de forma económica para converter motores convencionais em motores a hidrogénio sem emissões.

Em cooperação com o Volvo Group, a KEYOU está a desenvolver um motor a hidrogénio de 13 litros como parte do projeto HyCET. Já a Volvo, está a integrar o motor e os depósitos de hidrogénio em dois camiões Volvo de 40 toneladas utilizados ​​pela DHL Freight na logística de transporte para o BMW Group.

Como um dos principais fornecedores de transporte rodoviário na Europa, a DHL Freight trará para o projeto a sua vasta experiência em transporte rodoviário de carga e os requisitos da perspetiva do utilizador.

Além disso, como parceira de transporte do BMW Group, a empresa também utilizará os primeiros veículos desenvolvidos em testes de campo para tráfego de autocarros com o intuito de abastecer a fábrica do BMW Group em Leipzig.

No caso da empresa global multienergia TotalEnergies, pretende operar até 150 postos de abastecimento de hidrogénio direta ou indiretamente na Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo e França até 2030.

Os dois novos postos de abastecimento de hidrogénio a construir sob o consórcio HyCET, em Leipzig e Nuremberga, serão parte integrante desta rede europeia de hidrogénio de longa distância.

Vicauto
Febi TruckAser aftermarket AutomotiveMewaStratioMercedez EQE BannerMF Pinto Import. export peças, S.A.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Pneus